REVITALIZAÇÃO: Prefeitura de Belém entrega praça Sônia Maria Frazão toda revitalizada à comunidade da Marambaia

Com investimentos de R$ 621 mil nas obras de revitalização, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), entregou toda linda a praça Sônia Maria Frazão aos moradores da Marambaia na noite desta sexta-feira, 7.

As obras levaram apenas três meses e beneficiaram diretamente 4.200 pessoas que moram no bairro, além de ter gerado 145 empregos diretos e indiretos.

“A praça está muito bonita. É um privilégio você ter um bairro com pessoas trabalhadoras, classe média, que vivem dignamente e, ao mesmo tempo, ter um espaço seguro, com brinquedos e quadras, para deixar seus filhos brincarem, praticar esporte. Quero parabenizar a comunidade organizada pela luta, pelo cuidado e preservação da praça, que a comunidade usufrua deste espaço que a Prefeitura entrega agora para vocês toda bela. Agradeço à equipe da Seurb que foi responsável pelas obras”, afirmou o prefeito Edmilson.

O secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, além de agradecer a presença de todos, destacou que a praça proporciona para a comunidade não apenas um espaço de lazer para as famílias, mas também melhoria na qualidade de vida, além da socialização.

“É mais uma grande obra que o prefeito Edmilson entrega à cidade de Belém, é mais um bom equipamento para a Marambaia de tantas outras conquistas que este bairro já obteve nos dois primeiros mandatos e neste atual do prefeito. Esta obra é nova, um espaço de lazer, de cuidado e, sobretudo, de socialização. É isso que o prefeito tem feito nesta gestão: cuidado da cidade e, acima de tudo, das pessoas. Ainda terá a entrega das praças Fantasma, Dom Alberto Ramos e a do conjunto Pedro Álvares Cabral, ou seja, são muitos equipamentos públicos que o prefeito entregará à Marambaia”, ressaltou o secretário Lélio Costa.

Moradores parabenizam a Prefeitura de Belém pelo espaço considerado belo em 100%

A reforma da praça Sônia Maria Frazão foi decidida a partir das demandas apresentadas nas plenárias de bairros do Distrito Administrativo de Belém (Dabel), no Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado, por meio do Centro Comunitário Tiradentes e junto à Prefeitura de Belém.

Apesar de morar em um bairro vizinho, o taxista Marcos da Silva, 59 anos, foi à entrega da praça com toda sua família.

“Viemos para a inauguração e marcamos encontro com outra parte da família que mora aqui. Nossa, a diferença é de 100%, mudou muito isso aqui, era muito feio! Agora, o espaço está lotado de gente, mas quando ficava assim antes, era muito abandonado. Conheço bem o lugar porque parte da minha família mora aqui e sempre venho pra cá. Parabéns à Prefeitura. Com a reforma temos mais incentivo para marcarmos encontros familiares, para nos divertirmos e as crianças também brincarem”, contou o taxista.

Helen Bentes tem 45 anos e mora na área há quase 20 anos. Ela considera que a melhoria no espaço foi de 100% na vida de todos da comunidade, porque a praça, que fica no conjunto Gleba II, foi abandonada.

“Ficou tudo de bom, porque era uma praça abandonada e com essa reforma melhorou 100% na vida dos idosos, jovens e crianças. Parabéns pela atitude do prefeito! A nova praça ajuda também a melhorar a segurança, porque fica bem iluminada e movimentada. A praça tem a participação dos moradores não só daqui, mas também da redondeza. E quando tiver festividade, vamos aproveitar mais ainda”, comemorou.

A moradora Mariana Amaro, 31 anos, que vive no lugar há dois anos, considera que a reforma na praça é um excelente benefício para as pessoas do bairro e às que vivem próximas dele.

“A praça reformada é muito importante para a comunidade, porque garante o lazer às pessoas que caminham, que fazem outras atividades físicas por aqui, para os animais que também passeiam. Eu uso todos os dias a praça para passear com os meus animais. E os serviços foram bem ágeis”, afirma Mariana, que tem quatro cachorros e três gatos.

SERVIÇOS – A revitalização garantiu a ampliação do alambrado da quadra, recuperação da tabela do basquete (aro oficial); pintura geral, espaço kid com brinquedos, drenagem da arena, piso intertravado no espaço kids, piso intertravado no espaço de musculação, recuperação do piso intertravado, colocação de grama em algumas partes da praça, recuperação e implantação de calçadas com acessibilidade, sinalização tátil em todo entorno da praça e rampas em todo entorno da praça.

Durante a entrega teve vacinação humana e também para os animais, e serviços de medição de pressão e glicose. Além de pipoca e algodão-doce para as crianças.

Texto: Cleide Magalhães/Ascom Seurb

Fotos: Talita Santos /Ascom Seurb.