Secretaria Municipal de Urbanismo realiza vistoria no Mercado de Ferro

• Atualizado há 3 anos ago

Uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) visitou o Complexo do Ver-o-Peso na manhã desta quarta-feira, 23, para realizar uma vistoria no portão posterior do Mercado de Ferro.

Mapeamento – ação teve o objetivo de mapear os pontos danificados do portão para realizar os serviços emergências de manutenção. Participaram da vistoria o diretor de Obras da Seurb, Edilberto Abreu, as arquitetas da Seurb, Márcia Miranda e Iara Braga e a coordenadora de Patrimônio Histórico da Seurb, Débora Leite.

Em 10 dias -De acordo com o diretor do Departamento de Obras da Seurb, Edilberto Abreu, é importante este tipo ação. “Estamos realizando uma série de visitas e vistorias em alguns mercados e feiras de Belém. O serviço de manutenção deste portão será realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Seurb, e em até 10 dias o portão deve voltar a sua função”, explicou Edilberto.

“Nesta vistoria detectamos alguns pontos do portão que estão danificados e, agora, serão refeitos com a análise e aprovação dos demais órgãos patrimoniais (Iphan e Fumbel).

O portão também irá receber uma pintura geral que não mudará a sua estética original”, explicou a coordenadora de Patrimônio Histórico da Seurb, Débora Leite.

Visita no Ver-o-Peso – “A intenção é melhorar o que for possível, para dar o melhor espaço para quem trabalha e visita o Ver-o-Peso. Em maio do ano passado realizamos uma visita técnica para realizar uma vistoria em toda a área da feira. A ação teve o objetivo de mapear alguns pontos do complexo, como o piso e a lona, que apresentaram problemas após a obra realizada em 2020 pela gestão anterior”, explica o secretário Municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

A visita foi iniciada na Pedra do Peixe, local em que foram detectadas algumas partes danificadas no piso. A vistoria seguiu para os setores da feira, como o de ervas e de refeição, para verificar vazamentos nas lonas.

“Nesta vistoria foram detectados alguns pontos do piso que estavam danificados e, agora, já foram refeitos. Sobre a lona, a empresa colocou um material para corrigir e evitar alguns pontos de goteira”, explicou o diretor de obras da Seurb.

Garantia – A obra do Ver-o-Peso possui a garantia de cinco anos, por isso as áreas que apresentaram falhas foram corrigidas, sem custo para a Prefeitura, explicou Edilberto.

“Todas essas correções não tiveram custo algum para o município. A empresa usou a garantia de obra para corrigir esses pontos detectados durante a vistoria”, concluiu o diretor de obras.

Igor Monteiro