Servidores da Prefeitura de Belém recebem informações sobre previdência municipal

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém, realizou programação do Projeto “A Previdência É Nossa”, nesta quinta-feira, 2, na sede da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), no bairro de Nazaré. Foi o 24º encontro promovido pela autarquia municipal, dentro do projeto iniciado em abril de 2022, para levar a educação previdenciária a servidores e servidoras efetivos das secretarias, fundações e autarquias de Belém.

O evento contou com presenças de servidores municipais da Seurb, da Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel) e Coordenadoria de Comunicação Social (Comus). Coordenada pela presidente do Instituto, Edna D’Araújo, a equipe do IPMB foi recepcionada pelo diretor geral da Seurb, Erickson Barbosa, em nome do secretário Deivison Alves. O advogado Sebastião Batista, consultor jurídico da Câmara Municipal, participou do evento a convite da presidente do Instituto.

Transparência – Após abertura da ação pela assistente social do IPMB, Gisele Batalha, coordenadora da comissão organizadora dos encontros, a presidente Edna D’Araújo apresentou aos servidores informações sobre a Previdência Municipal de Belém, desde suas origens na década de 1960, com a criação do antigo Montepio dos Servidores Municipais de Belém, e as mudanças ocorridas ao longo dos anos.

Em seguida, foram compartilhados os dados previdenciários atualizados do Regime Próprio de Previdência Social (PPPS) sobre as receitas e despesas com folha de pagamento de aposentados e pensionistas, arrecadação para pagamento dos benefícios, aporte financeiro do ente municipal, entre outros números. “Para o IPMB, é muito importante democratizar as informações da Previdência, pois os servidores têm direito de saber o destino de suas contribuições previdenciárias”, destacou Edna D’Araújo.

Censo e novas tecnologias

Edna D’Araújo aproveitou a ocasião para divulgar e orientar sobre a importância dos servidores realizarem o Censo Previdenciário até 16 de maio deste ano, prazo de encerramento do recenseamento. Ela falou de inovações tecnológicas implantadas no Instituto, como a Pensão Digital, e também sobre a Aposentadoria Digital que, em breve, será implantada na autarquia municipal.

Um vídeo foi exibido aos servidores sobre o aplicativo de celular Meu RPPS, que possibilita a realização à distância da Prova de Vida para aposentados e pensionistas e também aos servidores efetivos acesso a diversos serviços digitais. “A ferramenta tecnológica é um dos meios para realizar o Censo Previdenciário de modo totalmente on-line”, ressaltou.

Para o diretor geral da Seurb, a iniciativa do Instituto de prestar esclarecimentos aos servidores é fundamental. “Tudo o que é feito para melhorar o serviço público merece o aplauso e o incentivo da nossa administração”, comentou Erickson Barbosa. O agente da Seurb, Luiz Alberto Barbosa, 63 anos, elogiou a programação. “Pela primeira vez, em 40 anos de serviço público, presencio um projeto como esse em que o IPMB, na pessoa de sua presidente, vem prestar esclarecimentos sobre a Previdência Social do município. Pude tirar muitas dúvidas e, inclusive, irei ao Instituto para fazer a simulação da minha aposentadora”, festejou.

Walrimar Santos