A capital paraense está ganhando uma nova “cara” com os serviços de iluminação pública por toda a cidade, que é o programa Belém Bem Iluminada.
Na Avenida Rodolfo Chermont, no bairro da Marambaia já é possível ver as mudanças. Ao longo de toda a via foram trocadas 120 luminárias por lâmpadas de LED (Light Emitting Diode), que são mais econômicas e têm maior capacidade de iluminação. Também foram instalados novos “braços” que sustentam as luminárias, em formato mais extenso, que potencializa o alcance da iluminação na avenida.
Esses trabalhos se devem ao esforço de varias equipes que atuam nas ruas de Belém. “Hoje possuímos um sistema de manutenção da iluminação que funciona 24 horas, dividido em três turnos, com quatro equipes por turno, e duas equipes em horário administrativo, que atendem os distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro. Também realizamos o serviço de ronda noturna para identificação de problemas na iluminação”, explica o diretor do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Seurb, Félix Negrão.
Melhoria para moradores, comerciantes e população do bairro
O serviço de modernização e ampliação do parque de iluminação pública da capital paraense, realizado pela prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), é mais do que uma melhoria, representa também, qualidade de vida para muitos moradores, como relata a empresária Josy Portilho, 40 anos, moradora da Marambaia.
“Estou muito satisfeita com essa iluminação. Tenho um salão de beleza aqui e essa iluminação é muito importante pra nós comerciantes, porque aqui não é apenas uma via pública, mas também é uma área comercial. Hoje posso receber minhas clientes com total segurança”, ressaltou.
Quem aprovou a iniciativa da prefeitura também, foi o comerciante Francisco Galvão, 28 anos. Ele possui um veículo de Food Truck e trabalha diariamente na Marambaia vendendo lanche sírio. “A equipe da Seurb está de parabéns. Esse trabalho vai aumentar ainda mais minhas vendas”, comemorou.
“Desde o inicio da gestão temos nos empenhado em renovar e ampliar nosso parque de iluminação pública, com substituição das lâmpadas a vapor de sódio, de cor amarela, pelas de cor branca, além da instalação de novos pontos de iluminação. O novo padrão permite uma iluminação mais clara e com maior alcance, proporcionando melhores condições de visibilidade, um ar de modernidade para a cidade e contribui para inibir assaltos”, explica o secretário de Urbanismo, Deivison Alves.
Antigas demandas em conjuntos habitacionais estão sendo atendidas.
Os serviços de iluminação da Seurb não param por aí. Recentemente, os moradores do Conjunto Residencial Orlando Lobato, no bairro Parque Verde, foram beneficiados com a implantação de postes de iluminação pública.
“A realização deste projeto buscou atender uma demanda antiga dos moradores, que estava parada há 12 anos, visando oferecer boas condições de acessibilidade e segurança para todos”, explica Félix Negrão.
“Agradecemos a Prefeitura na realização de um grande sonho nosso que foi a colocação dos postes de iluminação. Esse serviço foi muito importante para todos nós que moramos aqui, porque antes era uma escuridão total, dificultava muito a locomoção dos moradores e de veículos. Agora está tudo bem iluminado e assim vamos poder caminhar pelo conjunto sem correr nenhum risco”, declarou Jorge Rodrigues, morador do Orlando Lobato.
“A iluminação LED é uma tendência de todas as grandes cidades, não só pelo aspecto econômico mas também pelos aspectos de segurança pública e segurança do trânsito, além do ponto de vista do embelezamento da nossa cidade, pois permite uma maior e melhor distribuição da iluminação. Belém não poderia ficar de fora dessa revolução e, dentro deste contexto, queremos revolucionar a cidade de Belém, no que diz respeito à Iluminação Pública”, assegura o diretor de Iluminação Pública da Seurb.
Manutenção
A Seurb dispõe de um canal exclusivo de atendimento para as solicitações de manutenção de iluminação pública, através do número 0800 400 0300, que atende ligações originadas pelos aparelhos de telefones móveis e fixos. Os moradores de Belém também podem fazer registros para a melhoria dos serviços na sede do órgão, localizada na Avenida Governador José Malcher, 1622, bairro de Nazaré.
Texto: Igor Monteiro