Seurb oferece café aos servidores para reverenciar São João

• Atualizado há 3 anos ago

Mingau de milho, bolo de macaxeira e outras iguarias da quadra junina fizeram parte do café da manhã oferecido aos servidores da Secretaria Municipal de Urbanismo de Belém (Seurb) nesta quinta-feira, 24, Dia de São João. Não faltou nem o tradicional banho de cheiro para atrair energias positivas e comemorar a data, tudo organizado de acordo com as normas de segurança contra a Covid-19, como uso obrigatório de máscara, do álcool e gel.

“Nós queremos resgatar esta celebração pela importância do festejo de São João para a cultura popular, símbolo de renovação das nossas esperanças e do amor. Fizemos questão de trazer, inclusive, o tradicional banho de cheiro por ter um significado todo especial para os cristãos, o momento em que João Batista batizou Jesus nas águas. Que esse banho lave toda a negatividade trazendo vida nova para todos nós” explicou o diretor Administrativo da Seurb, Paulo César Fonseca de Souza.

Para animar a festinha dois integrantes da companhia Caixa de Teatro Pai D’egua foram convidados para fazer uma apresentação de carimbó.

Para quem pensa que a festividade alterou o atendimento do órgão está enganado. Todo o serviço transcorreu normalmente, o que deixou os usuários satisfeitos.

“Achei muito simpático e carinhoso a Seurb nos receber assim, no dia de São João, que no sincretismo religioso é nosso Pai Xangô. Eu vim aqui solicitar o alinhamento urbano do meu terreno em Outeiro. Fui bem atendida e já senti a resposta da espiritualidade, de que vai dar tudo certo”, comemorou Patrícia Mendes, mãe de santo da Umbanda, mais conhecida como Mãe Patrícia de Iemanjá do Outeiro.

O momento de confraternização fez os servidores revordarem outras festas juninas do órgão. Entre eles, a servidora Alice Tabosa que conta 32 anos de servidora pública. “As festa da Seurb eram famosas, com música ao vivo apresentadas por bandas do momento, era muita animação até o sol raiar”, relatou.

Texto:
Cristina Nascimento

Veja também