Seurb prepara os cemitérios para o Dia de Finados

Next slide

Para a data em que os cemitérios recebem o maior público no ano, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) intensificou os serviços de limpeza e organização com o objetivo de garantir uma visita tranquila no Dia de Finados, lembrado no próximo dia 02.

Nos dois cemitérios administrados pela Seurb, Santa Izabel (Guamá) e São Jorge (Marambaia), os serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo nas alamedas e arredores de sepulturas começaram em setembro e seguem até as vésperas do Dia de Finados.

A Seurb também vem vistoriando e reforçando a manutenção da iluminação pública nas principais ruas de acesso, nos arredores e no interior dos cemitérios.

Quem demonstrou satisfação com o zelo da Prefeitura junto aos cemitérios foi Brenda Costa, 35 anos. “Estou percebendo toda uma preparação e uma limpeza, está melhor do que estava nos anos anteriores”.

Mutirão – O diretor do Departamento de Necrópoles (Dane) da Seurb, Lucas Farias, afirma que o objetivo dos serviços é deixar o ambiente mais digno e humanizado para os visitantes. “É um mutirão de limpeza muito importante, não só na aparência, mas implica, também, no tráfego e na acessibilidade de visitação”.

Nos cemitérios Santa Izabel e São Jorge mais de 60 agentes de limpeza estão empenhados para tornar o local o mais agradável possível.

No São Jorge, no bairro da Marambaia, a capela foi revitalizada e em abril deste ano foi realizada uma obra extensa no muro da fachada e da lateral. As partes quebradas foram substituídas e ganharam reforço. Além disso, foi construída uma nova estrutura para segurar o muro. Foram instaladas grades e feita uma nova pintura.

“Nós estamos trabalhando diariamente para recuperar as condições dos cemitérios que são administrados pela Seurb. Iniciamos esta semana a instalação de novas placas de identificação nas alamedas do cemitério Santa Izabel, com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso dos visitantes que se locomovem pelo local”, explica o secretário de Urbanismo, Deivison Alves.

Por ser um período intenso de visitação nos cemitérios, “solicitamos ao público que antecipe as visitações para evitar aglomerações no Dia de Finados, assim como faça uso de máscaras e mantenha o distanciamento social”.

A aposentada Ecila Rodrigues, 70 anos, que estava fazendo a limpeza da sepultura do marido que faleceu há dois anos, comentou sobre a importância do trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo nos cemitérios. “Quando entrei já vi que estava tudo limpinho e algumas alamedas já sinalizadas. Não é porque a pessoa já se foi que ela precisa viver no descaso”, diz.

Ação em Conjunto – Na próxima semana uma reunião será marcada entre as secretarias de Economia (Secon), Superintendência Executiva de Mobilidade (Semob), Organização Pública, Guarda Municipal de Belém, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, para estabelecer as medidas de fiscalização e orientação da população para evitar aglomerações nas necrópoles e prevenir contra a covid-19, para o final de semana do Dia de Finados.

Serviço:
No dia 2, as portas dos dois cemitérios públicos – Santa Izabel, no Guamá, e São Jorge, na Marambaia – abrem às 7h e fecham às 16h.

Igor Monteiro