Seurb recompõe muro do cemitério São Jorge, na Marambaia

Os muros da fachada e da lateral do cemitério São Jorge, no bairro Marambaia, há pelo menos 10 anos não passavam por reformas ou limpeza. Por isso, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) de Belém fez um obra extensa no local. As partes quebradas foram substituídas e ganharam reforço. Também foi contruída uma nova estrutura para segurar o muro. Foram instaladas grades e feita uma nova pintura.

A obra durou mais de 30 dias. Foi iniciada no dia 08 de março e concluída esta semana. A intervenção no local era urgente. O longo período sem manutenção e as raízes de árvores, que cresceram na área, ajudaram a abalar as estruturas.

O estado de abandono provocou, no início de março, o desabamento de uma parte da frente do muro do cemitério. Imediatamente, a Seurb mobilizou a Diretoria de Obras Civis para fazer uma visita técnica ao local e começar os trabalhos de recomposição. Na visita, porém, os engenheiros identificaram que o muro lateral estava comprometido, sob o risco iminente de desabar, o que poderia causar, além de prejuízos, algum acidente, uma vez que o muro fica em uma rua bastante movimentada, com grande circulação de pessoas.

“Nós ficamos muito impressionados e preocupados com a situação desse muro lateral. Ele estava com a estrutura muito comprometida. Por isso, decidimos demolir e refazer toda a extensão, com uma estrutura mais adequada, garantindo segurança e durabilidade”, explica o diretor de Obras Civis da Seurb, Edilberto Abreu.

Cemitérios de Belém – “Nós estamos trabalhando para recuperar as condições dos cemitérios públicos de Belém, que, infelizmente, estavam num total abandono. Nosso primeiro passo foi garantir a valorização e segurança dos trabalhadores, que foram incluídos no Plano Emergencial Vacina Belém. E na sequência partimos para os reparos emergenciais e vamos concluir a limpeza do São Jorge”, garante o diretor do Departamento de Necrópoles da Secretaria Municipal de Urbanismo de Belém, Lucas Farias.

Dia da mães – Com a aproximação do segundo domingo de maio, Dia das mães, há uma preocupação da Seurb de que possa ocorrer aglomeração nos cemitérios de Belém. “Nós estamos trabalhando para deixar os cemitérios dentro de um padrão adequado e esperamos contar com o bom senso da população nessa data, afinal estamos em meio a uma pandemia. Por isso, é importante evitar todo tipo de aglomeração, especialmente nos cemitérios”, destacou o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Cristina Nascimento