Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Seurb retoma obras do Mercado Municipal da Vila de Mosqueiro

A prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), retomou as obras do Mercado Municipal da Vila de Mosqueiro, que foram deixadas inacabadas pela gestão passada. A obra começou em julho de 2020, com prazo de entrega para o final do ano, mas somente um dos galpões foi entregue. O espaço vem funcionando parcialmente com boxes de alimentos e barracas de hortifrutigranjeiros, dividindo o mesmo ambiente.

Com a reforma, o mercado vai aumentar de 70 para 120 permissionários. A oferta de produtos e serviços também vai aumentar com lojas de acessórios eletrônicos, confecções e artesanatos.

Para Sandra Costa, permissionária do mercado, o espaço vai ganhar mais vida com a revitalização. “Tenho certeza de que a nova gestão da Prefeitura está retomando essa obra com muito carinho e cuidado, para dar condições de trabalho dignas aos permissionários e conforto e segurança aos consumidores”, concluiu.

“Eu tenho uma clientela fiel e com o mercado parado os meus clientes deixaram de vir. Fiquei super feliz quando vi os operários trabalhando no mercado e o anuncio da conclusão da obra para agosto”, disse Silas Morais, que há 12 anos vende jornais em frente ao mercado.

Melhorias – Segundo o diretor de Obras Civis da Seurb, Edilberto Abreu, a obra será completada para melhoria do mercado. “Em todas as nossas obras de reforma, buscamos melhorar o que já existe e trazer novas melhorias. Nesse mercado, além de reconstrução com tudo novo, serão executados 72 boxes para hortifruti, mercearia e pescado, sendo esse prédio compreendido somente por boxes sem apoio administrativo, será feito ainda a recuperação da estrutura do telhado bem como a troca de telhas e restauro dos detalhes históricos da fachada e da parte interna do prédio”, ressalta o engenheiro.

De acordo com o fiscal da obra da Seurb, Augusto Monteiro, todos os boxes serão em alvenaria, com acabamentos em pintura, revestimento e piso, além de instalações individuais de energia e água, com pias, tomadas e balcões de pedra. Também será feito um piso novo de alta resistência e um sistema de drenagem novo. “Iremos também colocar uma câmara frigorífica no complexo do mercado que já foi entregue. Essa câmara vai atender todos os 118 boxes do mercado”, concluiu Augusto.

Gestão Comprometida – No último dia 8 de fevereiro as obras do mercado foram visitadas pela primeira vez pela atual gestão. Essa visita foi liderada pelos secretários de Economia (Secon), Apolônio Brasileiro, e de Urbanismo(Seurb), Deivison Alves, e a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla. “Desde o inicio da gestão estamos empenhado em concluir as obras que ficaram inacabadas. O Mercado Municipal da Vila é um completo centro de abastecimento alimentar no distrito. Ele supre tanto os moradores do distrito, quanto os veranistas que passam pela ilha. A idéia é tornar aquele espaço todo organizado por setores e entregá-lo pronto para a Secretaria Municipal de Economia (Secon) administrar”, informou o secretário de Urbanismo, Deivison Alves.

Ruth de Castro,de 65 anos, moradora há mais de 30 em Mosqueiro, está muito feliz com as melhorias que a ilha vem recebendo: “Eu achei ótimo. Há mais de anos que nossa bucólica não era bem cuidada. Vejo diariamente várias secretarias atuando aqui, fazendo a limpeza urbana, a recuperação do asfalto, a segurança dos moradores e veranistas e ainda ganhamos de presente a entrega do caramanchão da praia do Chapéu Virado, totalmente revitalizado. Agora sim temos um prefeito que olha por Mosqueiro”, comemorou.

A previsão de entrega das obras no Mercado Municipal de Mosqueiro é para o final do mês de agosto.

Igor Monteiro