Seurb vai instalar iluminação pública para obra de urgência

A possibilidade de colapso na estrutura do canal da Av. Bernardo Sayão, próximo a Trav. Quintino Bocaiúva, já era prevista pelo monitoramento do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promabem). Porém, as fortes e constantes chuvas que marcam o inverno amazônico em Belém, aceleraram esse processo de desmoronamento, que já compromete, inclusive, a pista asfáltica. Por isso, o Promabem deu início, em caráter de urgência, às obras de reconstrução do canal e da pista nesse perímetro. Contando com o apoio de várias secretarias da Prefeitura Municipal de Belém (PMB).

Na manhã desta sexta-feira, 19, o coordenador geral do Promabem, Rodrigo Rodrigues, convidou a Secretaria de Urbanismo (Seurb) para uma reunião a fim de definir um sistema de iluminação pública temporário para as obras e, especialmente, para a alça de desvio de trânsito, que será definida pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e construída pela Secretaria de Saneamento (Sesan), em um terreno de cem metros de frente e 70 metros de fundo – onde funcionou o Porto da Sion Navegações -, que está em processo de desapropriação pela PMB.

A equipe técnica da Seurb, formada pelo chefe da Assessoria Técnica, Francisco Damião da Silva Neto; diretor de Análises de Projetos e Fiscalização, Jacintho Figueiredo Campina; e diretor de Iluminação Pública, Antônio Felix Negrão Junior, fez uma visita, junto ao sub-coordenador de engenharia do Promabem, Ruan Melo, e constatou a urgência da obra. Além da necessidade imediata de remoção de um poste, por conta do risco de desabamento.

“Entramos neste momento em contato com a Equatorial para a retirada urgente desse poste para garantir a segurança. Chegando à Seurb vamos mandar ofício com relatório, justificando a urgência. Essa comunicação oficial será estendida para a Centro Integrado de Operações (CIOP)/ Sedretaria de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup), responsável pela câmera de monitoramento”, informou o diretor de Iluminação Públição Pública, Felix Negrão.

Quanto à implantação do sistema temporário de iluminação pública na alça de desvio de trânsito e de suporte nas obras, ele disse que será implantado de acordo com o projeto da SeMOB e da Sesan, para dar segurança aos usuários durante o andamento das obras. “Tudo está sendo feito de forma integrada para otimizar tempo e evitar maiores transtornos para os moradores, comerciantes e empresários daqui do entorno, que ao final dessa obra terão mais segurança e tranqüilidade”, garante.

Cristina Nascimento