Sistema de telegestão na iluminação pública começa a ser instalado em Belém

Dando continuidade ao processo de modernização do parque de iluminação pública da cidade, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), está implantando o sistema de telegestão do serviço de iluminação, o que acontece pela primeira vez na capital paraense.

O software que permite o controle do parque de iluminação de forma remota e real já está sendo instalado na Av. Duque de Caxias, primeira via modernizada a partir de Parceria Público-Privada – PPP com a concessionária de energia Luz de Belém, que realizou a substituição de 185 pontos das luminárias antigas de vapor metálico por luzes de LED em toda a extensão da avenida.

‘’A telegestão é um sistema de conectividade via telefonia móvel que possibilita a troca de informações de forma virtual e é capaz de identificar problemas nas luminárias. Por meio de comandos, cada luminária poderá ter um controle de intensidade da luz, dependendo das condições do ambiente e/ou enviar aviso ao Centro de Controle de Operações (CCO) em caso de necessidade de reparo naquele ponto’’, explica o diretor do departamento de iluminação pública da Seurb, Félix Negrão.

Cidade inteligente – As luzes de LED permitem mais economia de energia, tem uma vida útil maior e são mais sustentáveis do ponto de vista do meio ambiente quando comparadas às luminárias de vapor metálico.‘’As luminárias com lâmpadas de descarga são consideradas antigas e menos eficientes. Ao final da vida útil você tem que fazer um descarte adequado pois elas contém resíduos químicos na composição que caso não sejam destinados corretamente, prejudicam o meio ambiente”, explicou Matheus Nunes, que faz parte da equipe técnica do departamento de iluminação pública da Seurb.

Além do controle de luminárias públicas, a rede em malha formada pelos dispositivos acoplados às luminárias possibilita implementar outras funcionalidades no sistema. Essa rede torna todo o espaço urbano conectado. É por isso que a telegestão da iluminação pública é considerada o carro-chefe de uma cidade inteligente’’, complementa Matheus.

Cronograma – Inicialmente, a telegestão será instalada em 40% do parque de iluminação da cidade, nas vias que são de maior fluxo de veículos e pedestres. A próxima via que receberá a modernização em LED é a rodovia Arthur Bernardes, que liga o centro de Belém ao distrito de Icoaraci.

‘’Belém é uma cidade tecnológica e é muito interessante concretizarmos este projeto aqui. Os benefícios com essa modernização são muito visíveis., a iluminação é mais limpa e eficiente, além de reduzir a conta de energia do município. A cidade fica mais bonita, mais moderna, mais segura e mais iluminada”, afirma o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Satisfação–  O aposentado José Ricardo mora na Duque e fez questão de elogiar a nova iluminação. ‘’A visibilidade na nossa rua melhorou bastante, aconteciam alguns arrombamentos de carros estacionados, e a escuridão facilitava isso. Então, melhorou 100% agora com a luminosidade que o  LED trouxe’’, frisou o morador.

Para Léo Pinheiro,20, que trabalha como atendente em um restaurante localizado na avenida Duque de Caxias, o maior benefício é a melhora da segurança. ‘’A gente caminha com mais segurança agora que a via está iluminada, estou indo mais tranquilo para a parada de ônibus’’, afirmou.

Talissa Fernandes