A Prefeitura de Belém entregou, na manhã deste sábado, 28, mais 168 boxes novos e modernos na feira do Ver-o-Peso, na Campina. A entrega foi feita pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. Desde o Círio de Nazaré 2024, a Prefeitura já entregou o total de 288 novos boxes nos setores de Maniva, Raízes, Polpa, Artesanato, Refeição, Açaí, Lanche e Mingau.
O avanço das obras na feira tradicional atinge 62%. Ela faz parte da ampla reforma do Complexo do Ver-o-Peso, uma das obras mais esperadas pela população da cidade, que já avançou em 70% e ajuda a preparar Belém à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30.
“Qualquer pessoa que vem a Belém, vem ao Ver-o-Peso. Após passar a COP 30, esta obra permanecerá como um grande legado para a cidade, o mundo inteiro estará apaixonado por Belém. Nossa feira está muito bonita e feita com o que há de mais avançado nos serviços de feiras, de pisos. Agora, a reforma só tem sentido se for pra fazer bem ao povo de Belém, incluindo os feirantes. É para o nosso povo que estamos reformando o Ver-o-Peso e fazendo tantas obras importantes na saúde, educação e na infraestrutura de saneamento para nossa cidade”, frisou o prefeito Edmilson, ao lado de feirantes e do secretário de Urbanismo, Lélio Costa.
Ana Mendes trabalha na feira tradicional junto à família desde os sete anos de idade. A autônoma, que demonstrou estar feliz no novo ambiente de trabalho no setor de Açaí, contou o que espera daqui pra frente. “Espero que a feira seja mantida limpa, preservada e organizada também pelos feirantes, porque está muito linda esta obra, os boxes, está tudo excelente”, elogiou.
“Estou muito agradecido pela feira que o Edmilson entregou para nós. Foram mais de 22 anos à espera de um projeto e agora, nós feirantes, temos mais qualidade, ficou mais fácil pra gente garantir nossa higiene e oferecer nossos serviços em um lugar bonito, novo e limpo. Aqui temos mingau, vatapá e maniçoba, e convidamos que a população venha aqui ver como estamos”, agradeceu Rodrigo Santos, que é feirante no setor de Mingau.
Avanço
O secretário municipal de Urbanismo, Lélio Costa, explicou que os novos boxes seriam entregues em janeiro de 2025, mas a Prefeitura de Belém conseguiu acelerar as obras para o remanejamento dos trabalhadores, antes mesmo do Círio. “Agora, mais uma vez, a Prefeitura avança com as obras de mais 168 boxes e quatro setores, atendendo aos pedidos dos feirantes”, destacou.
Os 168 espaços entregues neste sábado começaram a ser reformados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) dia 14 de outubro deste ano. Os boxes totalmente revitalizados atendem aos setores de Refeição (com 112 boxes), Lanche e Mingau (28) e Açaí (28), que ficam ao lado do Solar da Beira.
Antes do Círio de Nazaré 2024, de 26 de setembro a 11 de outubro, outros 120 boxes totalmente revitalizados já foram entregues aos trabalhadores dos setores de Maniva (26), Raízes (12), Polpa (10), Artesanato (16) e Refeição (56), que ficam atrás do Solar da Beira.
Desde outubro, esses 120 espaços já estão recebendo instalações de novas lonas antichamas. A nova cobertura do Ver-o-Peso é também mais leve e garante maior conforto térmico, translucidez e resistência.
Além da cobertura em lona e novos boxes, toda a feira tradicional do Ver-o-Peso conta com novas instalações elétricas e hidráulicas, nova pavimentação, iluminação com LED e especial, além de todas as prevenções contra incêndio.
Ainda na feira tradicional faltam serem feitos apenas os setores de Industrializados, Hortifrútis, Plantas e Ervas, que vão entrar em obras em breve.
Complexo Ver-o-Peso
A obra no Complexo Ver-o-Peso é de responsabilidade da Seurb e está sendo executada pela empresa Multisul. O remanejamento dos permissionários para os novos boxes é feito pela Secretaria Municipal de Economia (Secon).
Além da feira tradicional, as obras do Complexo Ver-o-Peso abrangem as áreas do Mercado de Peixe e Mercado de Carne, com avanço de 70% em cada obra; Ladeira do Castelo, a qual já está toda concluída; Pedra do Peixe, que entrou em obras no último dia 6; e estacionamento, que terá obras em breve.
Texto: Cleide Magalhães – Ascom Seurb.