Visita técnica na av. Augusto Montenegro avalia andamento e execução da obra de reurbanização

Equipes técnicas da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Caixa Econômica Federal e empresa Terraplena realizaram uma visita técnica nesta quarta-feira,10, à avenida Augusto Montenegro, começando pelo trecho entre o terminal dos ônibus BRT Mangueirão e Tapanã até o terminal do Maracacuera, na entrada do distrito de Outeiro.

A partir dessa visita começam, efetivamente, as intervenções para a urbanização ao longo de 20 quilômetros (ida e vinda) da Augusto Montenegro.

A Terraplena venceu o processo de licitação para executar a obra de urbanização da avenida Augusto Montenegro, assim como o consórcio de empresa Maia Melo/Engeconsul, que atuará como gerenciadora, ou seja, vai dar suporte à Seurb na fiscalização dessa complexa obra de urbanização em uma das principais vias de Belém.

Planejamento da obra

A visita serviu para analisar de perto os pontos mais críticos da avenida, que precisam de intervenção e definir o planejamento e ação do cronograma de execução.

Para o gerente de contratos da Terraplena, Michel Souza, a visita nas obras de urbanização da avenida Augusto Montenegro teve um caráter especial para a empresa.

“Essa visita foi muito importante para avaliar todo o trajeto da obra e aproximar ainda mais a Caixa Econômica Federal, a Terraplena, a Maia Melo e a própria Seurb em todo o processo de construção dessa obra. Queremos causar o mínimo de transtorno para a população e gerar uma obra que tenha satisfação e qualidade para todos”, afirma Michel.

Complexidade – O gerente da Terraplena, destaca também, que a obra de urbanização da avenida é uma obra complexa, porque está em um corredor de integração, que é a Augusto Montenegro, que tem uma série de edificações que geram uma série de dificuldades no entorno da obra.

“São áreas que não estão propriamente ditas dentro da faixa de intervenção da obra, mas que geram impacto na própria obra que é o sistema de drenagem pluvial, sistemas de alimentação da rede de energia, de distribuição de água e esgotamento sanitário, que são situações que a gente precisa observar agora, ponderar, avaliar e fazer revisões no projeto nessa fase”, explica Michel Souza.

Ele complementa, que esse trabalho de avaliação prévia vai facilitar para que a obra seja realizada dentro do menor prazo possível. “Em toda obra há essa fase de estudo preliminar que é tão importante quanto à própria execução da obra em si”, especifica.

Projeto de Reurbanização

A obra de reurbanização da avenida Augusto Montenegro esstá orçada em R$ 179.907.906,21. Desse total R$ 39.925.031,18 são do tesouro municipal e R$ 139.982.875,03 financiados, via FGTS, pelo programa Avançar Cidade do Ministério do Desenvolvimento Regional.

“A obra de urbanização da avenida Augusto Montenegro corresponde à drenagem profunda da via, para escoar a água que causa os alagamentos históricos na avenida, aplicação de asfalto novo, construção de ciclovias, calçadas com acessibilidade, novas instalações de abrigos de ônibus, modernização da iluminação pública e um paisagismo completo”, detalha o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Etapas

O secretário informa, ainda, que a obra será feita em etapas. “Já iniciamos a obra realizando uma drenagem pelo trecho do terminal do Maracacuera, na entrada de Outeiro e vai seguir avançando. A obra começou em junho de 2022, com o planejamento, e tem a sua conclusão prevista para junho de 2024”, explica o secretário.

Mobilidade

“Com uma obra dessa complexidade, está incluso o planejamento de mobilidade, com desvios ou vias secundárias para a população não depender 100% da via principal. Nosso planejamento inclui orientar o público através dos canais de TV locais, publicidade, redes sociais da Prefeitura de Belém, e presencialmente, entregando informativos no dia a dia”, explica Deivison Alves.

Igor Monteiro