Prefeitura constrói e revitaliza espaços para o plantio de novas árvores em Belém

As áreas verdes numa cidade englobam mais do que a manutenção da temperatura, umidade local e produção de oxigênio. As árvores também servem de abrigo para espécies de aves e insetos, contribuindo diretamente para o equilíbrio ecológico. Como parte do plano municipal de arborização da Prefeitura de Belém, as secretarias de Urbanismo (Seurb) e do Meio Ambiente (Semma), realizam a construção e a revitalização de espaços adequados para o plantio de novas árvores na capital, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente.

Golas para árvores

Nesta ação, a Seurb constrói e revitaliza “golas” para as futuras árvores. A arquiteta da diretoria de Obras Civis  da secretaria, Márcia Miranda, explica o que são golas e a sua importância para a manutenção das árvores. “A gola é como chamamos o espaço no entorno da base do tronco do vegetal. Essas golas são importantíssimas e influenciam no período de vida das árvores”.

A construção desse espaço é baseada na circunferência do tronco das árvores, quando já são consideradas adultas, por isso, as secretarias estudaram quais espécies se enquadram melhor nas áreas em que as árvores serão plantadas. “O plantio de árvores sem preparo ou em locais inadequados, pode causar problemas sérios”, alerta a arquiteta do Deoc.

A importância da gola em volta da árvore é garantir o espaço de desenvolvimento do tronco e raízes do vegetal, como explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira. “Garantir este espaço para o desenvolvimento das raízes é também uma forma de impedir que as raízes quebrem as calçadas e venham para a superfície. Com as golas, as árvores conseguem conviver de forma harmônica com o espaço urbano”, reforça  a titular da Semma.

Arborização

Além do equilíbrio ecológico, a população de Belém ganha mais arborização e embelezamento das ruas. “É muito importante esse trabalho de construção e revitalização das golas, que são espaços adequados para o plantio de novas árvores em alguns pontos da cidade. Já iniciamos os serviços em alguns pontos e queremos levar esse trabalho para diversos bairros. Estamos trabalhando junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para avançar cada vez mais em ações como essa”, disse o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Até o dia 11 de junho, a Prefeitura deve realizar o plantio de 2.226 árvores que serão distribuídas em vários pontos da cidade. A ação faz parte de uma série de atividades que compõem a política pública de arborização da Prefeitura de Belém, que tem como meta o plantio de 120 mil novas árvores na capital até o final de 2024.

Sarah Carneiro