Comitiva da Itaipu Binacional conhece a obra de reforma do complexo Ver-o-Peso, em Belém

A cidade de Belém se prepara para a Convenção das Nações Unidas sobre o Clima (COP-30) com a realização de grandes obras de saneamento e urbanização para garantir dignidade e bem-estar a sua população e aos representantes mundiais, que chegarão à capital paraense para discutir a Amazônia e o futuro do planeta. Os recursos federais são fruto de negociação do prefeito Edmilson Rodrigues com o presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Umas das obras mais aguardadas pela população é a reforma do Complexo do Ver-o-Peso, em execução pela Prefeitura de Belém com recursos garantidos pelo governo federal, por meio da Itaipu Binacional.

Investimentos – Nesta terça-feira, 7, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e a equipe de secretários municipais receberam a comitiva da Itaipu Binacional para acompanhar de perto o andamento da obra do Complexo Ver-o-Peso. O encontro ocorreu um dia após a cerimônia de assinatura do convênio, em Brasília, que assegurou o repasse para a administração municipal de R$ 350 milhões para investimento em obras na cidade.

Desse montante, cerca de R$ 63 milhões serão para a reforma completa do Ver-o-Peso, que contempla a Feira do Açaí, os mercados de carne e peixe, além da pedra do peixe e a feira tradicional.

Exposição da obra

A visita da equipe da Itaipu começou no prédio do Solar da Beira, no Boulevard Castilho França, onde a Prefeitura de Belém apresentou o impacto positivo da obra para população e permissionários, além expor a fase atual da obra e quais etapas a reforma do Ver-o-Peso passará.

“Nós apresentamos a fase em que a obra está, mostramos que estamos executando a feira provisória,  tanto do estacionamento do Ver-o-Peso, como da Praça do Relógio, onde serão remanejados 435 feirantes nessa primeira etapa. Já estamos com 80% da obra executada da Ladeira do castelo, que é a parte do calçamento dos revestimentos em granito e rochas similares”, explicou o engenheiro responsável pela obra do Complexo Ver-o-Peso, Charles Aragão.

In loco – A comitiva também visitou o canteiro de obras da Ladeira do Castelo, que dá acesso à Feira do Açaí, em fase final do trabalho minucioso de calçamento dos revestimentos  de granito e rochas similares.

“A obra da Ladeira do Castelo é parte da revitalização total do Complexo Urbanístico do Ver-o-Peso, acompanhados pela diretoria da Itaipu Binacional, que é a empresa de produção de energia, uma das maiores do mundo, e que está investindo pela primeira vez na Amazônia, exatamente porque a COP-30 será realizada em Belém”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

São 50 anos de existência da Itaipu Binacional e pela primeira vez, a instituição investe em políticas ambientais, na região amazônica, especificamente em Belém.

“Para nós é tudo muito novo. O presidente Lula nos mostrou a importância de pensar no Brasil. Pensar no Brasil é pensar em política ambiental, é  pensar em Belém. Afinal de contas, a COP-30 será realizada ano que vem e o mundo todo está olhando para essa capital, que vai receber líderes políticos de todos os países do mundo e todos estarão discutindo o planeta”, ressaltou o diretor-geral da Itaipu Binacional no Brasil, Enio Verri.

Ele complementou, que a instituição entende que ao olhar para Belém estará olhando para o Brasil. “A Itaipu que é uma empresa pública que tem como missão, além de produzir energia, também investir em meio ambiente”, assegurou.

Expectativa de melhoria

O permissionário e membro da Comissão de Fiscalização da Obra do Ver-o-Peso,  Lúcio Sousa da Silva, 64 anos, trabalha há mais de 30 na Feira do Açaí e acredita que a obra será muito boa para os feirantes que atuam no local. Para ele, o investimento será um legado para os trabalhadores da área. “Eu me sinto emocionado por esse momento que Belém tá passando. Vai ficar muito bom pra nós. Com a obra a gente espera mais segurança e um espaço bonito pra todos”, disse Lúcio.

Joyce Assunção