Obras da Prefeitura geram oportunidades para a população e desenvolvimento em toda a Belém

Em meio às obras que a Prefeitura de Belém executa, sobretudo via Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), milhares postos de trabalho foram gerados, com oportunidades para as famílias e qualidade de vida para a população.

Neste primeiro de maio, Dia do Trabalhador, há 14 obras em andamento, como a reurbanização de vias, incluída a importante Augusto Montenegro, de escoamento de trânsito para bairros e distritos, e também manutenção e adaptação de praças, como a Dom Alberto Ramos, e a grande reforma do Complexo Ver-o-Peso. Um compromisso reafirmado pela gestão municipal de fazer de Belém uma cidade mais urbanizada, desenvolvida e próspera para as mais diversas profissões.

Empenho ao longo dos anos

Com mais de 30 anos trabalhando no serviço municipal, Francisco Damião ocupa o cargo de diretor do Departamento de Obras Civis (Deoc) e se declara grato pelo trabalho que executa. “Eu vejo cada obra, independente do tamanho, como um desafio, por isso a gente tem que dar o nosso melhor, a gente tem que cobrar o melhor”, afirma Francisco.

Para ele, o desafio de lidar com empresas, fiscais e população, ser cobrado e cobrar, acompanhar e tomar decisões é também de extrema importância como cidadão: “Eu estou fazendo o melhor para a minha cidade. É uma cidade que eu amo. Eu sou apaixonado pela minha cidade”.

Assim é possível mensurar a alegria, seriedade e autoestima dos servidores em fazer o melhor por Belém, nos canteiros de obras, no atendimento ao público, em todos serviços prestados à população pela Prefeitura: “Se eu tivesse que fazer tudo de novo, voltar, pelo tempo que eu tenho de secretaria, eu voltaria e faria tudo de novo. Porque eu amo a minha cidade”, reforça Francisco Damião.

Geração de oportunidades

Matheus Miranda é um dos trabalhadores beneficiados pelas oportunidades geradas pelo desenvolvimento de Belém: começou a atuar na fiscalização de obras, realizando vistorias técnicas em obras particulares e públicas da Seurb. Ele está feliz com a oportunidade, principalmente porque “é uma grande experiência pro currículo de qualquer universitário da área da construção civil, especialmente da arquitetura e urbanismo”.

Com o avanço das obras municipais, o número de oportunidades cresceu significativamente, fonte de renda para centenas de famílias. Benefícios aos trabalhadores e à população, valorizada pelos investimentos em espaços e serviços públicos. E a geração de empregos é uma prioridade na atual gestão municipal: com tantas frentes de serviços abertas e tantas outras em processo de seleção, a população belenense terá novos trabalhos em breve. E é prioridade contratar os que já conhecem bem cada área, que residem no entorno das obras, dinamizando a economia dos bairros.

Compromisso com a gestão municipal

Atuando como assistente administrativa na Seurb há 32 anos, Maria Silva dos Santos se sente honrada em poder prestar tal serviço à gestão municipal. Ela conta que foi o primeiro emprego que teve e, desde 1992, trabalha com a mesma seriedade e compromisso dos primeiros dias.

Não apenas na Secretaria de Urbanismo, mas em outras áreas da gestão municipal, diversos servidores criaram uma família ao longo dos anos, isso porque estão há décadas servindo à população, criando laços com os colegas e agora repassam seus conhecimentos para as novas gerações.

O prefeito Edmilson Rodrigues reforça este vínculo: “Nossa gestão é de inclusão, o que se caracteriza pela valorização das periferias da cidade, e esta inclusão está também presente no acolhimento e valorização do ambiente de trabalho de todos nós, servidores”.

Com tal experiência e respeito, servidores como a dona Maria deixam um legado de compromisso, lealdade, trabalho competente e família dentro dos órgãos públicos. Maria disse que sempre foi muito bem recebida e que “aqui é onde eu dei o sustento da minha família, é como eu consegui construir a minha casa”. Uma realização com a qual pretende encerrar a carreira: como servidora municipal.

Assim é que a Prefeitura de Belém se sente honrada em desejar a todos um feliz Dia do Trabalhador e que as novas gerações continuem inspiradoras e empenhadas em servir aos belenenses.

Sarah Carneiro