Ruas do bairro da Pratinha estão com iluminação pública totalmente modernizada

“Esse novo sistema é maravilhoso”, comemora Andréia Olímpio, moradora há mais de 30 anos do bairro da Pratinha, depois de acompanhar a conclusão do serviço de iluminação de LED instalada pela Prefeitura de Belém na passagem Stélio Maroja.

Por causa dos serviços realizos na Pratinha, ela diz que o bairro está em pleno desenvolvimento, o que tem sido muito benéfico à população, que só tende a ganhar mais qualidade de vida. “Essa nova iluminação pública ficou muito boa porque antigamente era muito ruim e trouxe a qualidade para as crianças brincarem, pra nossa entrada e saída. É bem iluminado e dá mais tranquilidade pra gente em relação a segurança, para todos nós”, completa.

A modernização da iluminação, executada pelo do Departamento de Iluminação Pública (DIP), vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), alcançou a 92% do bairro, com quase mil pontos de iluminação cadastrados, 887 deles com luminárias de LED funcionando,  garantindo melhoria de vida no dia a dia das centenas de famílias que vivem na área, assim como boa parte da população que transita nas ruas do bairro.

Luís Otávio Azevedo, morador também da Pratinha, afirma que a mudança da iluminação foi tão significativa na área, ao ponto da comunidade aproveitar mais as noites na porta de casa, confraternizando com vizinhos e com as crianças brincando nas ruas. “Agora, com certeza, ficou cem por cento o nosso bairro, mais iluminado e com mais segurança”.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, a chegada do LED não só promove a visibilidade necessária para garantir a segurança dos transeuntes. “Desempenha também um papel crucial para a prevenção de acidentes, assim como possibilita a redução da violência na cidade. Da mesma forma, nos conjuntos habitacionais, a iluminação bem projetada pode criar ambientes mais acolhedores, dando a sensação de segurança e incentivando a convivência comunitária”.

O titular da Seurb informa que o planejamento estratégico da iluminação para este ano considerou a importância de bairros mais afastados, como o bairro da Pratinha, que está entre os mais populosos de Belém. Ele destaca que a instalação do LED é um compromisso da gestão municipal em proporcionar benefícios tangíveis às comunidades. “Nós reconhecemos que a eficiência da iluminação não apenas contribui para a segurança, mas também influencia diretamente na qualidade de vida dos residentes”, garante o gestor.

Iluminação pública avança por toda Belém

Na cidade, o avanço da modernização da iluminação pública continua em diversos pontos. Segundo o diretor do DIP, Félix Negrão, a modernização do parque de iluminação da capital paraense já atingiu quase 70%, com mais de 65 mil luminárias LED instaladas e até o final deste ano o serviço será intensificado em toda a cidade.

O Departamento de Iluminação Pública conta com vários canais de atendimento, entre eles, o aplicativo Belém Iluminação Pública, disponível para dispositivos Android e IOS e o site da Luz de Belém, para solicitações on-line.

A Central de Atendimento 24 horas, que recebe ligações de números fixos e móveis pelo número 0800 000 3233, é outra forma de atender a população. Para os que preferem o atendimento presencial, é necessário se dirigir à sede da Seurb, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h,  localizada na Av. Governador José Malcher, n.º 1622.

Sarah Carneiro