Vinte bairros de Belém estão com mais de 80% das ruas com iluminação de LED

“Tá muito top lá perto de casa”. A comemoração é de Guilherme Moraes, que vive no Barreiro, logo após ser questionado sobre a nova iluminação pública de LED implantada no bairro. “Antes não era assim, era bem ruim”, comenta. A fala do morador representa a satisfação dele em relação ao serviço que a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), vem realizando na cidade para avançar com a modernização da iluminação pública de LED em todos os bairros e regiões distritais da capital paraense, que já ultrapassou a marca de 80% em mais de 20 bairros.

Executada pelo Departamento de Iluminação Pública (DIP), vinculado à Seurb, a iluminação de LED é uma grande conquista para a população de Belém, uma vez que o serviço contribui com outras melhorias para a cidade, entre elas, nas áreas da segurança, do lazer e fomento da economia local.

O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, afirma que uma iluminação mais moderna e de qualidade, oferece também uma segurança aos moradores que utilizam os espaços públicos, seja para conseguir uma fonte de renda, seja para o lazer. Ele pontua que a instalação de nova tecnologia no parque de iluminação, proporciona uma nova imagem da cidade, por ser uma forma de economizar recursos, já que as lâmpadas de LED não exigem constante manutenção.

“Ou seja, além de mais iluminada, Belém está cada vez mais sustentável, visto que essa troca evita também o descarte rápido dos materiais, considerando que eles têm uma tecnologia mais duradoura, as luminárias de LED têm vida útil de 50 mil horas ou 10 anos e isso reduz a média de solicitações relacionadas a defeitos nos equipamentos”, afirma o titular da Seurb.

Luiz Carlos Campos trabalha há 20 anos na área do Guamá e agradece pela nova iluminação no bairro. “Ficou muito melhor com essas lâmpadas, principalmente porque diminuiu o índice de assalto aqui. Eu trabalho há 20 anos nesse local e com essa iluminação tá bacana pra ganhar meu sustento, porque agora posso ficar até mais tarde com toda a segurança”.

Mais de 65 mil luminárias de LED instaladas em Belém

Diante da boa aceitação do serviço, o diretor do DIP, Félix Negrão, informa que os avanços registrados na iluminação pública da capital paraense são expressivos e isso se deve ao empenho das equipes envolvidas no trabalho. “Já atingimos 70% de todo o parque de iluminação de Belém, contabilizando mais de 65 mil luminárias de LED instaladas. Nossa meta é que até o final do ano a gente possa comemorar os 100% de LED em toda a cidade”, comenta.

Leiliane Oliveira, que mora no Maracacuera, diz que quando se mudou para o local a iluminação era precária. “Mas graças a Deus a Prefeitura de Belém resolveu o nosso problema. A iluminação melhorou cem por cento e as crianças, agora, podem brincar também à noite”.

Segundo informações do DIP, os bairros que fazem parte desta lista são:

• Aurá (102,1%, pois houve a adição de 4 novos pontos)
  • Campina de Icoaraci (97,7%)
  • Cabanagem (92,7%)
  • Pratinha (92%)
  • Barreiro (91,9%)
  • Una (90,9%)
  • São Clemente (88,5%)
  • Guanabara (88,1%)
  • Brasília (87,8%)
  • Universitário (87,6%)
  • Bengui (87,4%)
  • Maracacuera (87,3%)
  • Tenoné (86,6%)
  • Águas Lindas (85,7%)
  • Ponta Grossa (85,6%)
  • Curió-Utinga (85,1%)
  • Coqueiro (81,9%)
  • Pedreira (81,4%)
  • Guamá (81,1%)
  • Parque Verde (80,8%)

Canais de atendimento
Para abertura de requerimentos referentes à iluminação pública, a população pode solicitar atendimento pelo aplicativo Belém Iluminação Pública, disponível para dispositivos Android e IOS e no site da Luz de Belém, para solicitações on-line.

Mas, também pode entrar em contato com a Central de Atendimento 24 horas, que recebe ligações de números fixos e móveis pelo número 0800 000 3233. Para os que preferem o atendimento presencial, é necessário se dirigir à sede da Seurb, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h,  localizada na Av. Governador José Malcher, n.º 1622.

Sarah Carneiro