Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

CUIDADO E RESPEITO: População da Pedreira recebe da Prefeitura de Belém a praça Laudemar Rosário toda revitalizada

Foto: Marcelle Andrade/Ascom Seurb

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), avança na melhoria dos espaços públicos da cidade. Garantindo, ainda, qualidade de vida, dignidade e respeito aos moradores da Pedreira ao entregar toda revitalizada a praça Laudemar Rosário.

A inauguração do espaço bonito e funcional contou com a participação de dezenas de moradores, e aconteceu na noite desta terça-feira, 28. Contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do secretário municipal de Urbanismo, Lélio Costa, e outros gestores da Prefeitura.

Foto: Cleide Magalhães/Ascom Seurb

Uma das pessoas que não podia falta na entrega da praça era dona Oneide Ferreira do Rosário, 86 anos, esposa de Laudemar Soares do Rosário, homenageado que deu nome à praça.

“Estou muito feliz porque agora as pessoas frequentam essa praça nova e que tem o nome do meu esposo, a memória dele, e considero todas elas como minhas amigas”, emocionada, disse dona Oneide. Laudemar era ferreiro-metalúrgico, liderança no bairro e faleceu aos 83 anos, em 2008.

O prefeito de Belém explicou que para homenagear Laudemar Rosário é importante conhecer a história dele. “Ele construiu uma família digna, lutadora, trabalhadora, amorosa e a vida dele como líder comunitário foi dedicada à família e à luta por direitos”, destacou Edmilson Rodrigues.

Foto: Leonardo Mangas/Ascom Seurb

O secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, agradeceu a presença de todos e frisou que o bairro da Pedreira ganhou um novo equipamento pela Prefeitura de Belém, por meio de todas as suas secretarias.

“O bairro da Pedreira tem sido beneficiado não só com praça, mas com programa de asfalto com drenagem, qualidade, urbanização de primeira, regularização fundiária, assistência social e saúde. Essa praça é fundamental para que toda a família possa desfrutar. Além de bonita, é funcional, pois possui espaço para atividades físicas, lazer, encontro e proporciona dignidade ao bairro da Pedreira”.

Foto: Leonardo Mangas/Ascom Seurb

Lélio Costa ressaltou, ainda, que essa é a marca da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues.

“Nosso prefeito prepara Belém para a COP-30, que vai deixar um legado para a cidade. E o Governo do Edmilson lidera o maior programa de infraestrutura na cidade em parceria com o Governo Lula. Serão dezenas de praças que o prefeito entregará até o final da sua gestão, com a marca do cuidado e do respeito que as pessoas da periferia também merecem ter”, afirmou o secretário de Urbanismo de Belém.

Foto: Cleide Magalhães/Ascom Seurb

Cotidiano dos moradores melhora com o novo espaço

José Lázaro de Souza tem 62 anos e mora na área há 35. Ele afirma que a praça é importante porque as crianças agora têm onde brincar.

“Essa praça é muito importante para nós, moradores, porque nossas crianças brincam aqui. É um espaço maravilhoso que a Prefeitura nos entregou, a gente se sente muito feliz e à vontade, porque realmente reformaram a praça que estava à maior imundice. Vai mudar a minha vida e dos meus familiares, porque é a coisa mais bonita que aconteceu no nosso bairro”, elogia José Lázaro.

Foto: Cleide Magalhães/Ascom Seurb

“Está boa demais essa praça e agora será uma diversão, principalmente às crianças. Esperávamos isso há muito tempo, os moradores pensavam até juntar dinheiro pra fazer. Agora a Prefeitura fez e ficou linda, dá para vir à tardinha sentar aqui e trazer as crianças”, contou Ruth Coelho, 53 anos, acompanhada de duas crianças da família que brincavam na praça. Ela mora na área há 23 anos, com a mãe, os netos e os filhos.

A programação contou com a distribuição gratuita de pipoca, algodão doce, crepe, mini hot dog e churro prioritariamente às crianças.

Investimentos de R$ 253 mil

Para o espaço de lazer e entretenimento, a Prefeitura de Belém destinou R$ 253 mil às obras de manutenção e adaptação. A reforma valorizou o espaço, atendendo à solicitação dos moradores junto à gestão municipal.

O projeto de manutenção e adaptação da praça Laudemar Rosário englobou as calçadas, implantação de parque infantil, academia ao ar livre, modernização da iluminação pública com LED e novos equipamentos urbanos na praça, localizada na passagem DHotel, 85.

Texto: Cleide Magalhães/Ascom Seurb.