Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

DIA DO MEIO AMBIENTE: Prefeitura assina OS de R$ 31,8 milhões às obras do Parque Ecológico de Belém ‘Gunnar Vingren’

Foto: Talita Santos/Ascom Seurb

Neste 5 de junho, quando se comemora do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Belém assinou a Ordem de Serviço (OS) de R$ 31,8 milhões para o início das obras de reforma do Parque Ecológico do Município de Belém Gunnar Vingren (Pemb), localizado nos bairros da Marambaia e Val-de-Cans.

Ela é complementar às obras do projeto do Parque Urbano São Joaquim, uma das obras prioritárias à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP-30, que ocorrerá em novembro em Belém, e deixará um grande legado para a cidade.

Foto: Talita Santos/Ascom Seurb

A OS foi assinada de pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pelo secretário de Urbanismo, Lélio Costa, na manhã desta quarta-feira, 5, na entrada do parque pela avenida Centenário.

As obras serão realizadas com recursos de operação de crédito do Banco do Brasil, pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). A estimativa é que a obra vai gerar cerca de 500 empregos.

O secretário Lélio Costa frisou que o prefeito de Belém garantiu a manutenção e revitalização do Parque Ecológico Gunnar Vingren para garantir lazer e, sobretudo, proteção ambiental. “É isso que Belém precisa e a cidade está sendo preparada para a COP-30, e o prefeito está liderando esse movimento”, destacou Costa.

Foto: Juliane Castro/Ascom Seurb

A estudante de Meio Ambiente Rosimeire Pamplona mora em Val-de-Cans há 30 anos e avalia que as obras são importantes para que possa utilizar o espaço de novo.

“Com os serviços vamos voltar a utilizar o parque, porque usamos o Parque do Utinga, mas gastamos quatro passagens de ônibus para chegar lá. E os alunos de Meio Ambiente estão sem estágio, porque ainda não temos um parque pronto para utilizar. É uma ótima idéia a Prefeitura fazer o muro e o pórtico para proteger e nos trazer o parque de volta”.

Foto: Juliane Castro/Ascom Seurb

Maurício Magalhães é presidente da Associação Cultural Marex e mora no conjunto Marex, em Val-de-Cans desde a fundação, em 1976. Para ele, “o parque é muito importante, porque é uma área de preservação ambiental à qual temos nossa sede, nosso Bosque do Marex, que faz parte da supração vegetal do parque”.

“A recuperação do pórtico é relevante para preservar o parque ambiental, porque por aqui passa uma rodovia. Vamos poder conhecer melhor o parque e o benefício é influenciar na zona de calor da nossa cidade. Temos que preservar isso, porque o calor anda ficando insuportável”, acrescenta o presidente da Associação Cultural Marex.

Foto: Juliane Castro/Ascom Seurb

Alcir Oliveira, fisioterapeuta e presidente da Associação Bela Vista, reforça que a preservação do parque é relevante devido à mudança no clima.

“A preservação e restauração desse lugar é fundamental para preservar a vida como um todo. A gente percebe a Prefeitura fazendo as melhorias e cuidando do meio ambiente. Cabe também a cada um fazermos a nossa parte”, afirma Oliveira. Ele mora no conjunto Bela Vista, próximo ao Marex, há mais de 45 anos.

Projeto – O projeto prevê a recomposição do muro do entorno do parque e a construção de guaritas e estacionamentos nas entradas do Parque no Conjunto Médici e na avenida Centenário, prédios administrativo e da Guarda Municipal de Belém, restaurante, maloca, mirante de observação, trilhas com estivas, além de áreas para a prática de esportes como arborismo e tirolesa.

Criação do Parque “Gunnar Vingren”

Criado pela Lei Municipal 7.539, de 19 de novembro de 1991, o Parque Ecológico Gunnar Vingren é uma Unidade de Conservação de uso indireto, com 38 hectares (equivalentes a 38 campos de futebol) de mata de várzea e igapó, resguardadas e protegidas, cortado em sua extensão pelo canal São Joaquim e abrigando também o igarapé do Burrinho.

O parque é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente do Município de Belém (Semma). Sua categorização como Parque Ambiental permite o uso para pesquisa científica, educação ambiental e usos públicos de lazer, conforme legislação específica.

Ameaça

O Governo do Pará suspendeu a obra e revogou a licitação do projeto que previa a ampliação da rua da Marinha com a construção de uma via expressa dentro do Parque Ecológico Gunnar Vingren.

O projeto fora apresentado em fevereiro de 2024 pela vice-governadora e coordenadora do Comitê Estadual da COP-30, Hana Ghassan. A via expressa atravessaria todo o parque ecológico.

Texto: Cleide Magalhães/Ascom Seurb.