Começam as obras de readaptação do Complexo do Jurunas que vão beneficiar mais de 200 trabalhadores

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria  Municipal de Urbanismo (Seurb), iniciou nesta terça-feira, 25, as obras de manutenção e readaptação do Complexo do Jurunas. Ao todo, 334 boxes do complexo serão readaptados, beneficiando aproximadamente 240 trabalhadores.

O Complexo do Jurunas é considerado um dos principais polos de abastecimento de Belém. Nele, há doze setores na feira: hortigranjeiros, industrializados, alimentação, lanches, mercearia, serviços, farinha, carnes, aves, pescados, mariscos e ervas medicinais.

O primeiro setor que será readaptado será o de confecção de roupas. Nesta primeira fase da obra, são realizados os serviços de demolição e troca de telhado, preparando o espaço para as próximas etapas de reforma.

Pedido da população

O Complexo do Jurunas foi inaugurado pela gestão anterior em dezembro de 2020, porém, não supriu as necessidades básicas do dia a dia dos trabalhadores, inviabilizando o funcionamento do mercado e da comercialização de alimentos. Em virtude disso, os permissionários se recusaram a ocupar o novo prédio, até que as correções fossem realizadas.

A empresa responsável pela manutenção é a Titan Engenharia Ltda, e o prazo de conclusão é de aproximadamente 8 meses.

Participação da comunidade

A revitalização e a readaptação dos equipamentos do Complexo do Jurunas contam com a participação direta da Comissão de Fiscalização de Obras (Cofis), composta pelos feirantes e pela comunidade do bairro do Jurunas.

“A Cofis foi eleita em reunião realizada pela Secon com os trabalhadores do Complexo. Eles mesmos escolheram a representação que acompanha todo o processo das obras. Esse é o grande diferencial desta gestão, que ouve àqueles que atuam e que sabem das necessidades do mercado”, destacou o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro.

“Desde o início da gestão, estamos empenhados em concluir as obras que ficaram inacabadas. O Complexo do Jurunas é um completo centro de abastecimento. A ideia é tornar aquele espaço todo organizado por setores e entregá-lo pronto para a Secretaria Municipal de Economia (Secon), administrar”, informou o secretário de Urbanismo, Deivison Alves.

Expectativa dos trabalhadores

Feirantes, permissionários e representantes de cada setor do complexo que participaram de várias reuniões com a Prefeitura solicitando a adaptação do Complexo, estão na expectativa com o início das obras.

Um deles é Augusto Nascimento, que trabalha na feira do jurunas há mais de 40 anos.‘’A gente já tinha desistido desse complexo, mas agora que estamos vendo o início das obras, ficamos na expectativa de melhorar a nossa vida aqui dentro. Isso vai melhorar a nossa venda e a própria situação financeira, estamos torcendo para que dê tudo certo’’, comentou Augusto.

A feirante Paula Campos, que trabalha na feira do Jurunas há 18 anos, também diz que a reforma irá melhorar as vendas. ‘’Desde o início desse complexo as vendas ficaram mais fracas, então a expectativa de todos os feirantes aqui do Jurunas é que essa reforma traga boas vendas e melhore o nosso trabalho’’, frisou a feirante.

Colaboração: Roberta Corrêa, da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Economia (Secon)

Talissa Fernandes