Prefeitura intensifica obras de reforma e manutenção de praças em vários bairros de Belém

Os serviços de reforma, manutenção e adaptação das praças da capital paraense seguem renovando os logradouros públicos da cidade em benefício da população, como é o caso das obras realizadas pela Prefeitura de Belém nas praças Dom Alberto Ramos, no bairro da Marambaia; Batista Campos, das Castanheiras, no Curió-Utinga; e Dom Mário, em Val-de-Cans.

Por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), todas as praças recebem serviços como a manutenção das calçadas, sejam as de pedra portuguesa, de concreto ou pisos intertravados; reforma de anfiteatros, quadras esportivas, equipamentos urbanos, modernização da iluminação pública e outras inovações nos espaços.

O titular da secretaria de Urbanismo, Deivison Alves, destaca os serviços como um benefício importante para a população. “Todos os anos nós temos grandes eventos, como o Círio de Nazaré e, com todas as obras prontas e entregues, a nossa população ganha mais lazer, mas também consegue mais renda, pois muitas famílias dependem desses locais para garantir seu sustento”.

Avanços e novidades

Como cada praça possui suas particularidades, seja em tamanho, público ou a forma como o espaço é usado, a população que as frequenta apresentou as necessidades à gestão municipal que, após reuniões sobre os projetos, definiu que cada uma terá algo especial, como a praça Dom Mário, em Val-de-Cans, que já está com 20% dos serviços prontos e passará a contar com mais um atrativo, o playdog, um espaço completo para o lazer dos pets.

Já no bairro do Curió-Utinga, a manutenção e adaptação da praça das Castanheiras já estão 70% concluídas e o espaço terá um anfiteatro novo, isso porque, como disse a moradora e participante da Comissão de Fiscalização (Cofis), Patrícia Aragão,”mesmo a praça sendo pequena, é aconchegante, recebe muitas famílias, vendas e eventos”. Ela também ressalta que em outra gestão a praça chegou a ser reformada, mas não agradou a comunidade, e que agora o projeto foi aprovado por todos.

Na Dom Alberto Ramos, na Marambaia, a reforma já chegou a 30%, com várias frentes de serviço simultâneas. Assim como em Val-de-Cans, os frequentadores da praça Dom Alberto terão uma nova academia ao ar livre e um novo playdog, para que todos possam aproveitar os espaços. “Quando a gente tem um espaço assim disponível, que a comunidade pode participar, temos mais segurança e novidades que vão aparecendo”, comemora Alberto Barbosa, morador do entorno da praça.

Iluminação renovada

As praças vão receber modernização da iluminação pública em LED, assim como a adequação de alguns pontos, o que vai garantir mais claridade, qualidade de vida e lazer para a população. A infraestrutura da nova iluminação já foi toda definida na praça das Castanheiras, no bairro do Curió-Utinga, inclusive com a realocação de postes para não causar qualquer impedimento na realização das obras do local.

Segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão, “outros pontos já possuem as caixas de passagem, aguardando apenas a colocação dos novos postes, equipamentos e gramado, assim como na praça Dom Alberto, na Marambaia, onde a manutenção mais complexa já foi realizada”.

O projeto de iluminação da praça Dom Mário, em Val-de-Cans, terá a adequação dos pontos de iluminação e implantação de novos pontos, visando corrigir as áreas escuras, assim como nova iluminação para as áreas esportivas.

Na praça Batista Campos a recomposição dos circuitos e testes de iluminação já estavão sendo finalizados, mas o furto de parte do cabeameno na madrugada do último dia 19 de março, comprometeu as atividades no local.

Sarah Carneiro