Prefeitura avança com instalação de luminárias de LED modernizadas em mais 15 bairros da cidade

A Prefeitura de Belém chegou em mais bairros da capital com a instalação das novas luminárias de LED, sendo uma iluminação mais potente e de maior qualidade para todos. Nesta etapa da modernização, as equipes do Departamento de Iluminação Pública (DIP), vinculado à Secretaria de Urbanismo (Seurb), trabalham em quinze bairros da cidade, garantindo mais segurança aos moradores das áreas.

Tenoné, Parque Verde, Pedreira, Tapanã, Mangueirão, Coqueiro, Barreiro, Terra Firme, São João do Outeiro, Águas Lindas, Curió-Utinga, Marambaia, Marco, Pratinha e Telégrafo são as áreas de moradia da capital paraense que contemplados com a nova iluminação e totalmente modernizada. Segundo o diretor do DIP, Félix Negrão, a modernização ocorre dentro dos prazos determinados e, com isso, “levamos iluminação de qualidade e que oferece muitos outros benefícios para as comunidades”.

Para o morador e comerciante Pedreirense, Flávio Rocha, “essa nova iluminação é muito boa. Melhorou muito a avenida (Doutor Freitas), o pessoal se sente mais seguro”.

Assim como declarou Flávio, o secretário de Urbanismo, Deivison Alves, reitera que “com a chegada das luminárias de LED, a iluminação pública com lâmpadas de LED, Belém está moderna, tem luminárias de qualidade, agradável e bonita, mas, acima de tudo, garante segurança a todos que utilizam desde as praças até as grandes vias: são alamedas, passagens ruas e avenidas, com um grande fluxo de deslocamento de pessoas, que agora podem transitar com mais tranquilidade”.

Modernização de 37.746 pontos de LED
Ao todo, os 15 bairros vão receber a modernização de 37.746 pontos, a partir da instalação das luminárias de LED. Dentre eles, o bairro do Tenoné, que, no momento, é onde o serviço está mais avançado, com quase 80% já concluído.

“A modernização dos parques de iluminação, além de dar outra cara para Belém, também são uma forma de economizar recursos por causa da baixa manutenção que esses equipamentos exigem. Ou seja, além de mais iluminada, a cidade está também cada vez mais sustentável, visto que essa troca evita também o descarte rápido dos materiais, que têm uma tecnologia mais duradoura”, explicou o secretário Deivison.

Além de levar o LED para as ruas, a Prefeitura também está instalando essas luminárias em campos de futebol dos bairros. “Com isso, queremos incentivar ainda mais a prática do esporte e o uso destes espaços que estava abandonado”, completou o titular da Seurb.

Morador da Terra Firme, um dos bairros contemplados, José Lima disse que a nova iluminação pública é muito bem vinda. “Depois que fizeram esse trabalho aqui, tá tudo certo, maravilhoso. É uma luz mais suave, não machuca a nossa visão e a gente se sente mais confortável do que aquele outro tipo de lâmpada, que uma hora clareava demais, outra hora clareava de menos. Esse LED aqui na nossa rua tá nota dez”, ressaltou.

Canais de atendimento
O Departamento de Iluminação Pública conta com vários canais de atendimento, entre eles, o aplicativo Belém Iluminação Pública, disponível para dispositivos Android e IOS, e o site da Luz de Belém, para solicitações on-line.

A Central de Atendimento 24 horas recebe ligações de números fixos e móveis, por meio do número 0800 042 0971. Para os que preferem o atendimento presencial, é necessário se dirigir à sede da Seurb, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, localizada na Av. Governador José Malcher, n.º 1622.

Sarah Carneiro