Prefeitura de Belém prepara os últimos detalhes no calçamento público do trajeto do Círio de Nazaré

Prefeitura de Belém prepara os últimos detalhes no calçamento público do trajeto do Círio de Nazaré

O calçamento público que faz parte do trajeto das procissões do Círio de Nazaré passa por uma última preparação para a festa religiosa. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), intensificou a manutenção e a desocupação das calçadas.

O Núcleo Setorial de Código de Posturas (NSCP) realiza uma operação para desobstrução das calçadas no caminho do Círio de Nazaré. A operação se intensificou nesta segunda-feira, 2. A equipe do NSCP esteve nas ruas para retirar impeditivos fixos e permanentes do calçamento público.

O chefe de fiscalização do NSCP, Francisco Oliveira, comentou que hoje a equipe esteve na avenida Presidente Vargas, principalmente para fazer o ordenamento do comércio informal. “A operação não visa impedir ninguém de trabalhar, pelo contrário, queremos que as atividades desenvolvidas na via transcorra da melhor forma, dentro do que a legislação do comércio informal prevê”.

Nova etapa

A ação, iniciada em 27 de setembro com uma conversa de informação e conscientização, parte para uma nova fase nesta terça-feira, 3. Será necessário fazer a diminuição de equipamentos e mercadorias. “Para equipamentos que estiverem na via, mas sem utilização, a Seurb recolherá, visando a melhoria da acessibilidade na Presidente Vargas, assim como equipamentos de publicidade, expostos em passeio público de forma irregular, também serão recolhidos”, completou o chefe de fiscalização.

A arquiteta do Departamento de Obras Civis (Deoc), Márcia Gomes, explicou que o serviço vai além da desocupação das calçadas.“Estamos fazendo a manutenção do calçamento desde a Igreja da Sé até a Basílica. A equipe está trabalhando na recuperação do piso e na cobertura de buracos”.

Todo o trajeto do Círio recebe uma manutenção preventiva do calçamento público, para garantir que a população caminhe de forma segura durante as procissões. Esse trabalho é minucioso, principalmente nos perímetros onde a calçada é de pedra portuguesa. Nos locais onde as calçadas são de concreto, as equipes se atentam para que a acessibilidade seja preservada, assim, toda a população é beneficiada pelas melhorias na cidade.

Texto:

Sarah Carneiro