Prefeitura de Belém realiza obra emergencial na calçada do Museu Emílio Goeldi

Prefeitura de Belém realiza obra emergencial na calçada do Museu Emílio Goeldi

Uma obra emergencial está sendo realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), no Museu Paraense Emílio Goeldi, em São Braz. O serviço consiste na reposição da iluminação e reforma da calçada no trecho da avenida Magalhães Barata.

A obra é uma resposta imediata da Prefeitura diante dos furtos recentes de cabos em diversos trechos da calçada que fica no entorno do museu. Equipes do Departamento de Iluminação Pública da Seurb já refizeram os circuitos do sistema de iluminação do local.

A calçada, que havia sido totalmente recuperada, precisou passar por uma nova instalação de cabos, e consequentemente, por uma nova reforma.

‘’O trabalho é um pouco mais demorado se comparado ao da primeira vez, pois não é só recuperar o calçamento, mas também o de embutir os cabos de maneira que o roubo não volte a acontecer, por isso é importante que a população tenha paciência, para que o trabalho seja executado da melhor forma’’, explica a arquiteta da Seurb, Márcia Miranda.

Edir Soares, de 63 anos, é calceteiro há mais de 40 anos e trabalhou na reforma de várias calçadas de pedras portuguesas da cidade de Belém. Ele comenta que mesmo sendo um serviço de reforma, o trabalho de colocação das pedras é minucioso e delicado, como foi feito na primeira vez.

“O trabalho é feito com uma farofa de cimento forte e depois batido com soquete de madeira e um rejunte com cimento, para dar o acabamento final’’, detalha.

Jerson Alves Rodrigues, que trabalha em uma banca de frutas há mais de 20 anos na esquina do Museu Goeldi, comenta que “a calçada que foi reformada recentemente pela Prefeitura ficou ótima e ajuda bastante a todos que trabalham e frequentam o espaço. Espero que não tenha mais roubos’’.

Área do entorno do museu teve 3.875m² de calçada reformada

Em maio deste ano, a Prefeitura realizou um trabalho minucioso na recuperação da calçada que fica no entorno do museu Emílio Goeldi. Foram aproximadamente 3.875 metros quadrados (m²) de calçada recuperada e recomposta com pedras portuguesas e piso tátil, para garantir segurança e acessibilidade aos usuários do ponto turístico da capital paraense.

A obra foi realizada com carinho e dedicação pela Seurb pois além do Museu ser um espaço turístico muito frequentado pela população, as calçadas fazem parte da história da capital. 

Denúncia  A Prefeitura reforça que a população também pode ajudar para evitar ocorrências de furtos de cabos. Para isso, pode fazer denúncia pelo telefone 153 da Guarda Municipal.

A ligação é gratuita e o atendimento é feito por um guarda no Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), que vai encaminhar a viatura mais próxima para verificar a situação. 

Texto:

Igor Monteiro