Prefeitura garante tranquilidade e conforto nos cemitérios no Dia de Finados

Prefeitura garante tranquilidade e conforto nos cemitérios no Dia de Finados

Um dia especial para prestar homenagens aos que já morreram, já que no ano passado a pandemia impediu o pleno acesso aos cemitérios. Nesta quarta-feira, 2, celebra-se o Dia de Finados e os cemitérios municipais de São Jorge, no bairro da Marambaia, e de Santa Izabel, no Guamá, tiveram grande movimentação durante todo o dia. 

“A nossa expectativa é que esse ano as vendas sejam bem melhores do que no ano passado, pois em 2001 ainda estávamos vivendo com a pandemia, o que deixou o movimento fraco aqui no Dia de Finados”, conta a vendedora de flores e velas Lindalva Reis dos Santos, que trabalha em frente ao cemitério de São Jorge há mais de dez anos. 

Logo cedo – Já nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 2, o cemitério de São Jorge registrou grande movimentação de pessoas que prestavam homenagens a entes queridos. Uma dessas pessoas foi o aposentado Francisco Barros, morador do bairro de Val-de-Cans e que tem os pais enterrados no cemitério. 

“Essa é uma data que fica na memória da gente, que faz a gente lembrar de pessoas que amamos, mas que não estão mais entre nós”, diz Francisco. “Hoje é um dia de prestar homenagens às pessoas de quem nós temos saudades”, descreve com simbolismo o aposentado Francisco, que todos os anos visita o cemitério de São Jorge na data. 

Santa Izabel – No cemitério público municipal de Santa Izabel, a movimentação neste Dia de Finados também foi intensa.

A aposentada Graça Paula foi uma dos milhares de pessoas que visitaram o cemitério de Santa Izabel. “Como eu já perdi muitas pessoas da minha família e a maioria está enterrada aqui no Santa Izabel, essa data acaba se tornando muito importante e triste para mim. Por isso faço questão de vir aqui todos os anos”, explica Graça. 

Assim como no cemitério de São Jorge, os comerciantes e ambulantes da frente do cemitério de Santa Izabel viviam a expectativa de boas vendas. “A gente não espera uma movimentação tão grande assim. No Finados passado tivemos prejuízos e no deste ano tenho certeza que vamos vender tudo”, afirma a vendedora de flores Aline Almeida. 

Operação Finados – A Prefeitura de Belém, com seus diversos órgãos, realizou uma grande operação para garantir a tranquilidade da população que passasse pelos dois principais cemitérios públicos de Belém. Por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seur), responsável pela administração dos locais, foram reforçadas as ações de limpeza e iluminação que ocorrem durante o ano todo.

“Nós trabalhamos diariamente para recuperar as condições dos cemitérios que são administrados pela Seurb”, explica o secretário de Urbanismo, Devison Alves. “Eles estavam completamente abandonados. Nosso principal objetivo é oferecer mais conforto aos visitantes que vão aos cemitérios durante o ano todo”.

A Seurb trabalhou com a expectativa de receber somente no maior cemitério público da cidade, o de Santa Izabel, cerca de 20 mil visitantes neste Dia de Finados. Já no de São Jorge a estimativa foi de 10 mil visitantes. 

Segurança e mobilidade – Neste Dia de Finados a Guarda Municipal e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) reforçaram as ações no entorno e no interior dos dois cemitérios. 

A Guarda Municipal participou da operação do Dia de Finados no cemitério de Santa Izabel com 70 agentes (35 por turno), três viaturas e quatro motocicletas, na terça-feira (1º) e quarta-feira (2), das 6h30 até o fechamento dos portões, às 17h. Já no cemitério de São Jorge, no bairro da Marambaia, a cada dia 32 guardas municipais garantiram a segurança no local e redondezas.  

Por sua vez a Semob disponibilizou para trabalhar nos dois cemitérios neste Dia de Finados um efetivo de 28 agentes de trânsito, 7 viaturas e 2 motos: 18 agentes atuando no turno da manhã e 10 à tarde, na orientação e organização do trânsito de acesso aos cemitérios.

Texto:

Fabricio Lopes