Prefeitura e Governo do Estado agem para desmobilizar movimento antidemocrático na Almirante Barroso

Prefeitura e Governo do Estado agem para desmobilizar movimento antidemocrático na Almirante Barroso

Neste momento, a Prefeitura de Belém, por meio de diversos órgãos, participa de uma força-tarefa deflagrada pelo Sistema de Segurança do Estado do Pará, para desocupar a avenida Almirante Barroso, no Souza, e reprimir atos de grupos antidemocráticos que não aceitam o resultado das urnas nas Eleições 2022. 

Pela Prefeitura estão na ação a Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), pela Organização Pública, e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). 

A Guarda atua em conjunto e na linha de frente da força-tarefa com 20 guardas municipais dos grupamentos de Ações Táticas (GAT) e Ações Táticas Com Cães (Atac). Os agentes auxiliam também a Semob com ações de trânsito. 

Além disso, o grupamento motorizado Ronda da Capital está de prontidão para qualquer eventualidade.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) está na ação por meio da Cavalaria e da Polícia de Choque da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA). 

A sala de controle e monitoramento da Segup conta também com a presença do inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, e o subchefe da Divisão de Operações da GMB, Élcio Vale, deliberando as ações conjuntas. E também da superintendente da Semob, Ana Valéria Borges. 

Início da interdição 

A interdição na avenida Almirante Barroso, no trecho entre as avenidas Tavares Bastos e Júlio César, começou na tarde da segunda-feira, 31 de outubro, um dia após o resultado das Eleições 2022. Assim, prejudicando o direito constitucional de ir e vir da população. 

Desde os primeiros momentos da interdição, a Polícia Militar contava também com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Semob, que esteve com agentes no local para orientar o trânsito e garantir a fluidez. Também houve sempre o apoio dos agentes da Guarda Municipal de Belém.

Prefeito de Belém se manifesta pelas redes

Ainda na manhã de terça, 1º, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em comunicado nas redes sociais, afirmou que a Prefeitura vinha trabalhando, em conjunto com as demais autoridades, para garantir a livre circulação na capital paraense.

“A democracia garante a todos e todas o direito de livre manifestação. Mas violência e vandalismo com interesses obscuros devem ser coibidos pela lei. Apoiamos a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou o desbloqueio das rodovias para evitar maiores prejuízos à população”, enfatizou o prefeito Edmilson.

Texto:

Cleide Magalhães

Colaboração:
Thais Veiga