Trecho do Canal do Tucunduba está com nova iluminação pública de LED

A modernização da iluminação pública já foi concluída no trecho do Canal do Tucunduba, que abrange a comunidade que vive entre as Tv. da Vileta e Timbó, no bairro do Marco. Ao todo, foram instalados 36 novos pontos de iluminação em LED, aprovados por moradores e comerciantes da área.

Entre eles, o pequeno comerciante Jorge Rocha, que ficou animado com a modernização. “Égua, ficou muito bom! Uma maravilha, graças a Deus. O movimento melhorou e vai ficar ainda melhor”.

O vendedor de lanches também afirmou que, até então, as ruas eram escuras, mas com as novas luminárias de LED “ficou tudo iluminado, não tinha nem condições, mas agora tá tudo bem. Ficou mais fácil de circular”, completou.

A iluminação pública segue avançando pelos bairros e distritos de Belém, cumprindo o compromisso da gestão municipal em proporcionar melhor qualidade de vida melhor à população. O serviço é realizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), por meio da concessionária Luz de Belém, que dispõe de espaço em seu site para atender a população ao que diz respeito a reparos para o serviço de iluminação pública.

Segurança

Os moradores, comerciantes e toda a comunidade beneficiada pelo serviço de modernização da iluminação pública está transitando com mais tranquila pela via, isso porque as novas luminárias de LED oferecem uma iluminação mais potente.

A auxiliar de cozinha Kátia Fonseca comentou os benefícios oferecidos aos moradores com a substituição das luminárias. “Melhorou muito o nosso dia a dia, principalmente para diminuir a ocorrência de assaltos aqui. Agora, a pessoa pode colocar uma venda e trabalhar tranquilamente, então ficou muito melhor e muito mais bonito”.

Outra garantia de segura observada pela comunidade do Tucunduba, por causa do serviço de iluminação pública, refere-se à redução de acidentes de trânsito naquele trecho.

A dona de casa Edineia Ferreira aprovou o serviço de iluminação realizado pela Prefeitura. “A gente vivia aqui muito no escuro e melhorou bastante para todos nós. Menos assaltos e acidentes de trânsito, que antes não eram poucos aqui no canal”, completou.

Planejamento e execução

A concessionária Luz de Belém recebeu o projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e realizou visitas em campo, em conjunto com os técnicos do Departamento de Iluminação Pública e da Equatorial Energia, para alinhar a execução do serviço e garantir a melhor forma de atender os anseios da população e a funcionalidade dos equipamentos envolvidos, desde o posicionamento dos postes, rede elétrica e luminárias.

Para o Diretor do Departamento de Iluminação Pública (DIP), Félix Negrão, “é importante usar materiais, equipamentos de qualidade e ter bons profissionais trabalhando para o bem da comunidade. Com isso, conseguimos entregar obras e serviços que garantem mais qualidade de vida para toda a população”.

A agilidade também é um ponto de destaque, uma vez que a técnica utilizada para o serviço é diferenciada. “Levamos em média 30 minutos para a troca e instalação de cada luminária de LED, trazendo mais rapidez e tentando impactar o mínimo possível no dia a dia da população da área”, enfatizou Félix Negrão.

À medida que o Governo do Estado avança com as obras de macrodrenagem do canal do Tucunduba, a Prefeitura de Belém também avança com os serviços de iluminação pública, como aconteceu na primeira, segunda e nesta terceira fase da obra, que interliga os canais da União e Timbó.

Igor Monteiro