Obras do canteiro central da nova Av. Romulo Maiorana avançam e são acompanhadas on-line

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), acelera as obras para o novo canteiro central da Av. Romulo Maiorana, que passa por uma grande obra de reurbanização. A primeira fase de serviços inclui drenagem, terraplenagem, recomposição asfáltica e a construção de quiosques ao longo da via. As melhorias desta etapa vão da avenida Doutor Freitas até a travessa Perebebuí.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, a obra de reurbanização da avenida segue a todo vapor. Considerada como uma obra de grande importância para a cidade, o projeto de revitalização é acompanhado pela ferramenta tecnológica denominada “Diário de Obras On-line”, um sistema que permite que todo o serviço seja realizado de forma mais ágil e dinâmica.

“A criação desse diário de obras permite um maior acompanhamento dos trabalhos. Hoje, consigo reunir com a equipe técnica aqui na secretaria para acompanhar e planejar a obra, além de evitar atrasos e erros”, explica o secretário.

Andamento do trabalho

Ao todo, são mais de 40 trabalhadores envolvidos na obra, que já iniciaram com o processo de urbanização do canteiro. Assim como o canteiro central, a via precisou passar por algumas melhorias, como a drenagem e a recomposição do asfalto. O lado direito da avenida encontra-se em fase de conclusão e, em breve, será liberado para que os trabalhadores realizem o mesmo serviço do lado esquerdo.

Após os serviços de drenagem, os trabalhadores iniciam a preparação do canteiro para recebimento de dutos elétricos, onde logo começarão a produzir o calçamento adaptado e acessível. Em conjunto com as melhorias da via e canteiro, a equipe constroi cinco quiosques que beneficiarão toda a população.

“Cada quiosque encontra-se em uma etapa construtiva: um está na fundação, outro com os pilares já concretados, seguindo até o mais avançado, que está com toda a estrutura pronta”, informa a auxiliar de engenharia Fabyelle Barbosa. “Estamos avançando para entregar um local bonito e funcional para todos que trabalham e passam pela Romulo Maiorana”, complementa Fabyelle.

Benefícios

Ana Menezes é cozinheira há mais de 5 anos na área e disse que está esperando vários benefícios. “O movimento está melhorando. Os nossos clientes não nos abandonaram e, depois da obra, eu espero que fique bem melhor”, contou.

Com o avanço dos serviços de urbanização do canteiro, Ana comentou que a obra chegou em uma hora boa. “A gente estava abandonado aqui, não tinha mais pra onde correr”. Ela completa: “Se antes de finalizar já está ficando bonito, imagina quando tiver pronto”.

A obra de reurbanização da Av. Romulo Maiorana está orçada em R$ 30 milhões. O projeto prevê a realização de drenagem e recuperação dos canteiros, para instalação de baias para estacionamento, ciclovia e ciclofaixa. Também está prevista a construção de calçadas de passeio, barracas de coco, bicicletário, quiosques, paisagismo e ciclovia.

A reurbanização da via está sendo realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, em cooperação com o Governo do Estado. A empresa responsável pela execução é o consórcio Bosque 25.

Obra é fiscalizada por moradores

No final de janeiro, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e equipe visitaram a reurbanização da av. Romulo Maiorana, acompanhando de perto as obras.

O prefeito lembrou que a obra é acompanhada pela  Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis), em que os próprios moradores locais foram eleitos para fazer a fiscalização.

Segundo Edmilson Rodrdrigues, a reurbanização da avenida Romulo Maiorana é obra de grande envergadura, que não se reduz a desenhos do arquiteto, mas leva em conta a substância social, para que o morador se sinta mais feliz, com equipamentos adequados, para o jovem praticar esporte, ultilizar a bicicleta com segurança, tudo em um ambiente bonito e moderno.

Igor Monteiro