Avenida Duque de Caxias recebe nova iluminação com modernas luminárias de LED

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), mantém o compromisso de modernizar todo o parque de iluminação pública da cidade. Agora, a modernização chegou à avenida Duque de Caxias, que recebe mais de 185 novas luminárias de LED.

Serão substituídos 185 pontos das luminárias atuais da avenida (que são de vapor metálico) por luzes de LED. Essa troca gera mais economia para o município, pois reduz o consumo de energia. Além das luminárias viárias, os LEDs serão instalados em alguns trechos da calçada da Duque.

O prefeito Edmilson Rodrigues deve inaugurar a moderna iluminação nesta quinta-feira, 19.

Modernização

‘’A avenida é a primeira que está sendo modernizada dentro do escopo da Parceria Público- Privada – PPP”, informa o diretor do departamento de iluminação pública da Seurb, Félix Negrão. “E também já conta com o sistema de telegestão, que permite identificar falhas de operação da luminária apagada durante a noite ou acesa durante o dia, além de permitir controlar o nível de iluminação em horários específicos visando a uma maior eficiência energética do sistema’’.

O diretor, que também é engenheiro eletricista, explica que, além da economia, a eficiência energética do LED traz mais segurança para o município. ‘’O LED alia tecnologia, economia, sustentabilidade e segurança em um só projeto. Essa modernização da iluminação pública irá manter as ruas de Belém mais seguras. Outro ponto positivo para o LED é no que diz respeito ao conforto visual e à maior nitidez para os usuários’’, conclui Félix.

O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, destacou a importância de modernizar todo o parque de iluminação da capital. “A instalação das luminárias de LED é um avanço na modernização da iluminação pública. Essa é apenas a primeira etapa de várias outras que vamos implementar até alcançar toda a área da capital e também os distritos. É mais luminosidade, mais beleza e mais segurança para a nossa gente”, destacou o secretário.

Mais obras

Durante a inauguração da nova iluminação da avenida Duque de Caxias, prevista para a sexta-feira, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, irá assinar a Ordem de Serviço (OS) das obras de instalação da iluminação em LED também no canteiro central e na ciclovia da avenida.

Compromisso

A moradora Lúcia Calandrini, aposentada de 55 anos, ao observar o trabalho das equipes que fazem a instalação das luzes disse que a modernização mostra o compromisso da Prefeitura com a população. ‘’Está tudo melhorando, essa nova iluminação vai trazer mais segurança para todos. Tudo ficando mais moderno, ajuda principalmente os ciclistas e as pessoas que praticam atividade física aqui na via’’, concluiu a aposentada.

Acesso aos serviços de iluminação

Para solicitar os serviços referentes à manutenção de iluminação pública, a Seurb disponibiliza vários canais de atendimento. Além do Call Center (0800 042 0971) as solicitações podem ser feitas pelo aplicativo ‘’Iluminação Pública Belém’’, no portal Luz de Belém e também presencialmente na sede da Seurb, na Av. Governador José Malcher, Nº 1622.

Talissa Fernandes