Bairro da Sacramenta vive expectativa de novo espaço de lazer com avanço das obras na Praça do Jaú

Com prazo de entrega para no máximo 45 dias, as obras de reforma da Praça do Jaú, no bairro da Sacramenta, seguem em ritmo acelerado, como o prefeito Edmilson Rodrigues pôde conferir  na manhã desta quinta-feira,1, em visita ao local.
Recursos no valor de R$ 924.423,96 estão sendo investidos na praça, que recebe manutenção dos bancos e calçamento público, implantação de lixeiras e iluminação em LED.

No projeto, discutido no ano passado com os moradores e participantes da Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços, estão previstos ainda a troca de equipamentos do parque infantil e a construção de uma quadra de areia e caramanchões, assim como um novo paisagismo. “A Praça do Jaú faz parte de um conjunto de mais de 20 praças que estão em planejamento para serem revitalizadas em 2024. Uma estimativa de mais de 15 milhões em investimentos, que já estão com operação de crédito garantida”, declara o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

A obra na Praça do Jaú é a realização de um sonho dos frequentadores do espaço, que antes  tinham que lidar com calçadas quebradas, mato alto e equipamentos abandonados, além da baixa iluminação que deixava o local perigoso à noite. “Essa praça atende idosos e famílias das redondezas, que precisam do espaço para ter saúde, fazer seus exercícios. Agora com essa revitalização, teremos de volta o nosso espaço de lazer com segurança”, celebra o aposentado Durval da Cruz, 72.

Lazer, esporte e geração de renda

Uma ilha verde de 3.300 metros quadrados que atende moradores da Sacramenta, Barreiro e Telégrafo, a Praça do Jaú vai voltar a ter atividades de lazer e de exercícios físicos. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acredita que a revitalização é importante para garantir direitos aos cidadãos. “A Praça do Jaú é parte do grande projeto da Senador Lemos. É uma praça importante porque garante direito ao lazer, a emprego, a renda, porque é cercada de empreendedores. Será uma das mais bonitas e aconchegantes de Belém nos bairros da periferia e para afirmar a cidadania dessas pessoas”, afirma o prefeito.

O músico e dançarino aposentado Francisco Lopes,75, é um dos que aguardam ansiosos pela entrega do local. “Há 16 anos a gente espera que essa praça e o nosso bairro recebam atenção da Prefeitura e agora a gente finalmente conseguiu, vamos poder ter uma praça bonita e renovada, mas também precisamos aprender a cuidar do nosso espaço”, disse o aposentado.

Márcia Lima