Manutenção de calçamento público garante segurança para romeiros no trajeto do Círio de Nazaré

Por meio do Departamento de Obras Civis (Deoc) da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), a Prefeitura de Belém intensifica os serviços de manutenção das calçadas que fazem parte do caminho das procissões do Círio de Nazaré.

“A Prefeitura de Belém está viabilizando diversos serviços para a maior manifestação de fé do povo paraense, como a manutenção da iluminação do trajeto das romarias, a iluminação decorativa pelas ruas, a identificação do caminho do Círio com placas indicativas e agora as equipes iniciaram a manutenção do calçamento ao longo do trajeto das procissões para poder garantir uma maior acessibilidade para os nossos romeiros e turistas”, informa o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Manutenção preventiva

Todo o trajeto do Círio recebe uma manutenção preventiva do calçamento público, como explica a arquiteta do Deoc, Márcia Gomes. As equipes da Prefeitura de Belém executam serviços de cobertura de buracos nas calçadas, seja de concreto ou as de pedra portuguesa, segundo a arquiteta.

Para garantir que a população caminhe de forma segura durante as procissões, o trabalho é detalhado, principalmente nos perímetros onde a calçada é de pedra portuguesa, pois é feita a colocação manual e individual das pedras, isso ajuda para que o serviço seja duradouro e de qualidade.

Acessibilidade – Já nos perímetros onde o calçamento é em concreto, as equipes se atentam para que a acessibilidade seja preservada, assim, toda a população é beneficiada pelas melhorias na cidade.

A Seurb também organizou a liberação de estruturas (praticáveis) como arquibancadas, palcos, palanques e tapumes ao longo dos trajetos da trasladação e da grande romaria. As autorizações para essas estruturas foram analisadas pelo Departamento de Análise e Fiscalização de Obras (DEAF).

Sarah Carneiro