Equipes da Prefeitura de Belém agilizam instalação da decoração especial para o Círio de Nazaré

“É muito gratificante participar da montagem dessas estruturas que vão embelezar o Círio. É muito importante participar desse momento, onde muitas pessoas vêm aqui em Belém para fortalecer a sua fé”, declara Rayane Correa, uma das trabalhadoras que participa da montagem do túnel luminoso, que enfeitará a avenida Visconde de Souza Franco para o Círio de Nazaré 2023.

A Prefeitura de Belém, por meio do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), agiliza a instalação da decoração luminosa. Para este ano, o trabalho conta com elementos religiosos, como terços, imagens de Maria, palavras de afirmação, berlindas e outr os itens. Além da decoração luminosa, a gestão municipal também instalou mosaicos feitos com fitilhos coloridos.

Mosaicos – Em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, dois mosaicos foram instalados com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas avenidas Presidente Vargas e Nazaré. De acordo com o diretor do DIP, Félix Negrão, “a ideia dos mosaicos surgiu para que houvesse mais uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré no trajeto do Círio. Tivemos um cuidado técnico para que não houvesse propaganda, não fosse amarrado em nenhum cabo de telefonia, mas sim, ligado a cabos de aço exclusivos para essa decoração”.

O diretor do DIP complementa, que além de serem elementos decorativos, os mosaicos foram instalados em pontos específicos onde não há arborização, assim, também podem gerar um pouco de sombra para os promesseiros que acompanham a procissão.

“Nessa manhã estivemos acompanhando a montagem da decoração na Doca e os serviços estão bem adiantados e com muitas novidades. A imagem de Nossa Senhora e o túnel já recebem os LEDs e os mosaicos já estão instalados”, completou.

O titular da secretaria de Urbanismo, Deivison Alves, disse que este ano haverá muitas surpresas e grandes novidades na iluminação decorativa do Círio e na imagem luminosa de Nossa Senhora de Nazaré na Doca. “A prefeitura preparou uma grande programação para o dia do acendimento. Gostaríamos de convidar todos e todas para estarem conosco na Doca, a partir das 18h, curtindo os shows e se surpreendendo com as novidades que preparamos”.

Inauguração da decoração e atrações artísticas

A inauguração da decoração luminosa de Nossa Senhora de Nazaré ocorrerá junto com a romaria do translado dos carros, no dia 4 de outubro, a partir das 18h, no final da avenida Visconde de Souza Franco. As cantoras Sandra Duailibe e Natasha Rodrigues, além da banda da Guarda Municipal, serão as atrações confirmadas para essa grande festa promovida pela Prefeitura de Belém. No mesmo evento haverá a abertura da exposição fotográfica do Círio, com imagens da fotógrafa Lorena Fadul.

“A cada ano do evento a nossa ideia é trazer novidades tanto na iluminação, quanto no evento de inauguração. Este ano, uma das novidades é também a transmissão para quem não puder estar presente no dia do evento ou não mora em Belém. Vamos mostrar tudo o que acontece desde o início do evento até o final pelo Instagram da Seurb”, antecipa, Deivison Alves.

Mas antes do evento, a população já pode ver de perto os mosaicos instalados nos cruzamentos da avenida Presidente Vargas e Rua Riachuelo e na avenida Nazaré e tv. Benjamin Constant.

Sarah Carneiro