Prefeitura orienta veículos de imprensa sobre a instalação de estruturas no caminho do Círio

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 12, a Prefeitura de Belém apresentou o passo a passo de como solicitar autorização para instalar estruturas de transmissão no percurso do Círio de Nazaré de 2023. As orientações aconteceram por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e da Fundação Cultural de Belém (Fumbel).

Diversos veículos de imprensa estiveram presentes para discutir sobre as estruturas que fazem parte do caminho do Círio. Também estava presente a presidenta da Fumbel, Inês Silveira, que declarou saber da importância e necessidade da imprensa na transmissão da festa religiosa: “se tratando de Círio, principalmente nessa procissão pós-pandemia, imaginamos que o número de romeiros desse ano será muito maior que o do ano passado”.

Acessibilidade e ordenamento

Para garantir que a população tenha espaço acessível e ordenado no trajeto do Círio, foram reforçados os tipos de estruturas que demandam autorização no trajeto: praticáveis, palcos, palanques, tapumes, arquibancadas e grades de isolamento.

A presidenta da Fumbel também destacou o envolvimento de outras secretarias da gestão municipal: “Todas as intervenções do Círio estão sob o domínio da gestão como um todo. Por isso nós estamos fazendo essa ação conjunta: para que quem venha a Belém ou esteja em Belém, nesse período, veja com precisão os espaços públicos ordenados, as áreas por onde passa todo o percurso da procissão, da trasladação e das atividades culturais”, destacou Inês Silveira. “É essa a nossa missão, deixar Belém acessível para quem mora nela e para quem nos visita neste período do Círio”.

Outro ponto estratégico para o Círio de Nazaré, que será liberado para a população, é o Boulevard da Gastronomia; segundo o secretário de Urbanismo, Deivison Alves, o Boulevard “terá os tapumes retirados agora no final do mês de setembro”.

Passo a passo

Conforme apresentado na coletiva, o passo a passo de como solicitar a autorização para a instalação de estruturas é bem simples: os veículos, órgãos e demais instituições devem enviar o projeto, informar o responsável técnico pela estrutura (ART ou RRT)parecer do Corpo de Bombeiros e o parecer da Fumbel para o e-mail oficioscirio2023@gmail.com. Lembramos que o prazo foi prorrogado até esta sexta-feira, 15 de setembro.

Para Deivison Alves, “de forma geral, para todos que trabalham no Círio, é necessário tratar essas informações com segurança e importância, assim garantimos a caminhabilidade e passamos maior tranquilidade para a população para que o Círio seja uma festa tranquila e de celebração da fé”.

Demais canais de atendimento

Além da solicitação via e-mail, foi repassado para os veículos os meios de contato direto com o Departamento de Análises de Projetos e Fiscalização (DEAF): telefone 3251-4467 e WhatsApp 98420 5644. O atendimento presencial segue ocorrendo normalmente de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h, na sede da Seurb, localizada na Av. Governador José Malcher, 1622.

Sarah Carneiro