Serviço gratuito de internet na primeira praça pet com wi-fi de Belém já atendeu mais de 4 mil usuários

Novo espaço de cultura e lazer em Belém a Praça pet Cadela Labrador K9 Índia, no bairro do Reduto, inaugurada pela Prefeitura de Belém durante a programação de aniversário da cidade, é a primeira praça pet com rede wi-fi gratuita e capacidade para até mil pessoas conectadas.

A rede de wi-fi Conecta Belém foi instalada no local pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). O sistema está em fase de testes para ser implementado em outros espaços de lazer da cidade. No período de 12 a 16 de janeiro, o sistema contabilizou 4.163 usuários que se conectaram à rede de internet gratuita.

‘’O objetivo é democratizar cada vez mais o acesso à internet, principalmente nesses espaços de lazer que as pessoas frequentam em peso. É um projeto piloto, que estamos testando agora para futuramente implementar em outros espaços que vão ser inaugurados como a Avenida Rômulo Maiorana e o Boulevard da Gastronomia’’, informa o diretor do departamento de iIluminação pública da Seurb, Félix Negrão.

Acesso simplificado – O acesso à rede de wi-fi gratuita na praça pet é prático e rápido, basta o usuário pesquisar o wi-fi com o nome Conecta Belém, aceitar os termos de uso e já está conectado. Frequentadores do espaço e proximidades elogiaram a iniciativa da Prefeitura, pois estão sendo beneficiados com o serviço.

O mototaxista e entregador Celso Rocha, trabalha na esquina da praça e utiliza a rede todos os dias, inclusive para trabalhar. ‘’A conexão da internet é boa, dá para utilizar e acessar tranquilamente. A praça trouxe tantos benefícios, principalmente a movimentação de pessoas, pois está sempre cheia e isso traz benefícios para todos nós, ver esse espaço ocupado é muito bom pois havia muitos assaltos aqui antigamente’’, elogiou.

‘’O espaço é maravilhoso, moro pertinho e fica muito mais fácil passear com a minha cachorrinha e as crianças, todos acabam se divertindo. A conexão da internet é maravilhosa e beneficia todos. Às vezes a gente está pela rua e sem internet para resolver algo importante, então essa internet gratuita é essencial’, afirma Roberta Lopes, babá profissional que aproveita o espaço desde a inauguração para passear com a cadela e a filha dos seus patrões.

“O wi-fi nos espaços públicos democratiza o acesso à informação tanto para a população jovem, que tem celulares, mas não tem recurso para pagar o serviço de internet e consultar diferentes fontes de estudo e informação, quanto para os idosos, que cada vez mais utilizam esse recurso para se relacionar com a família. A inclusão digital para todos é uma forma de retornar diretamente para a população os recursos investidos na modernização da iluminação pública na atual gestão”, concluiu o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Talissa Fernandes