Treinamento especializado e aumento na frota de caminhões reforçam o serviço de iluminação pública em Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), continua trabalhando na manutenção e modernização do parque de iluminação pública dos bairros e distritos. Agora, a cidade conta com mais quatro caminhões e novos profissionais que irão reforçar o atendimento das demandas de iluminação pública.

Os veículos são cedidos pela concessionária de energia Luz de Belém e irão atuar 24 horas atendendo às demandas solicitadas pela população. Além dos caminhões, 12 novos profissionais vieram do Rio de Janeiro para reforçar as equipes.

Treinamento especializado

Os profissionais que atuam na iluminação pública irão participar de uma rodada de treinamentos para trocar experiências e aprendizados, visando a melhorias no serviço. Essa capacitação inclui principalmente instruções sobre a troca de luminárias antigas por lâmpadas de LED, o que faz parte da modernização do parque.

Matheus Nunes integra a equipe técnica do departamento de iluminação pública da Seurb e explica que o reforço vai influenciar diretamente na melhora do atendimento à população: ‘’A chegada desses novos caminhões e equipes vai influenciar na melhoria do atendimento da iluminação pública. A tendência é que as demandas sejam distribuídas entre as duas empresas prestadoras de serviços, resultando no tempo de atendimento mais rápido. Hoje temos muitas solicitações, então o objetivo é que elas sejam resolvidas de forma mais rápida, devido à quantidade de mão de obra que vai estar disponível para o atendimento’’, informa Matheus.

Planejamento

Inicialmente, o foco das equipes será a manutenção das luminárias, para depois continuar com a modernização do parque de iluminação. A modernização consiste na substituição das luminárias antigas por lâmpadas de LED. ‘’Essa troca, além de melhorar a qualidade da iluminação, reduz o consumo de energia elétrica. O projeto de revitalização da iluminação pública vem sendo executado pela Seurb desde 2022, e este ano vamos impulsionar ainda mais esse trabalho’’, garantiu o diretor do departamento de iluminação pública, Félix Negrão.

Como solicitar

Para solicitar os serviços referentes à manutenção de iluminação pública, a Seurb disponibiliza vários canais de atendimento. Além do Call Center (0800 042 0971) as solicitações podem ser feitas pelo aplicativo ‘’Iluminação Pública Belém’’, pelo portal Luz de Belém e também presencialmente na sede da Seurb, na Av. Governador José Malcher, Nº 1622.

Talissa Fernandes