Inauguração do Boulevard da Gastronomia em Belém já tem data marcada: 25 de novembro

O Boulevard da Gastronomia será inauguarado em Belém no próximo dia 25 de novembro, uma das obras prioritárias que prepara Belém para sediar a Conferência Mundial do Clima, a COP-30, em 2025. Uma reunião de trabalho, tendo como pauta a entrega do novo espaço, foi realizada nesta terça-feira, 14, no edifício-sede da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

“A prefeitura de Belém vai entregar para a sociedade um grande equipamento público, que é o Boulevard da Gastronomia. Trata-se da valorização de um corredor onde toda a população vai ter acesso e contato com o ‘Selo da Unesco’, porque Belém é cidade criativa da gastronomia”, disse o diretor-presidente da Codem, Lélio Costa.

“Todo mundo vai ter a oportunidade, no dia 25, de experimentar um grande equipamento público, de qualidade exemplar, bonito, bem feito, além de também degustar do melhor dos cheiros e sabores da nossa gastronomia”, acrescentou.

“A culinária e a cordialidade são dois dos maiores traços culturais do paraense”, lembra o prefeito Edmilson Rodrigues. “O Boulevard da Gastronomia vai unir esses dois lados: a culinária com um ponto de encontro, será um lugar em que a gente não vai encontrar só os amigos, a gente vai se encontrar com a gente mesmo”.

Programação
A inauguração está sendo pensada com uma programação cultural, com feira e estandes,  apresentação dos projetos exitosos da gestão municipal e com eventos de valorização da cadeia da gastronomia, que começa com a produção de insumos e proteínas e finaliza como os pratos culinários de elevado padrão.

O Banco do Povo, responsável pelo “Donas de Si”, programa de qualificação profissional de geração de renda e emprego, vai participar da inauguração do Boulevard da Gastronomia, levando beneficiárias do programa. “Várias ‘Donas de Si’ que já são empreendedoras – inclusive, com premiação nacional -, de produtos na área da gastronomia (doces, geléias e compotas), de comidas típicas, de bombons e doces, com insumos regionais vão participar da inauguração”, informou a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão.

Novo tempo para a cidade
O titular da Seurb, Deivison Alves, explicou que o Boulevard da Gastronomia é um corredor gastronômico, com uma praça nova, totalmente revitalizada, calçadão com piso intertravado, drenagem, nova iluminação pública em LED, espaços de convivência e ciclo-faixa.

“Vamos inaugurar uma importante intervenção urbanística do poder público municipal, o qual tem como objetivo ser um polo turístico e cultural, para fortalecer a economia, gerar emprego e renda, além de possibilitar um novo espaço de convivência para belenenses e turistas, que nos visitam. Vamos inaugurar um novo tempo em nossa cidade”, disse.

O secretário Municipal de Economia, Apolônio Brasileir, destacou que o Boulevard da Gastronomia é uma obra que valoriza um dos atrativos turísticos mais importantes e motivo de orgulho mais precioso da cidade, que é a gastronomia, seus cheiros e sabores, além de ser um novo espaço de potencialização econômica.

“Belém está se recuperando de uma pandemia, que travou todos os setores da sociedade. Neste novo espaço vamos ter os empreendedores de bares e restaurantes, que já estavam lá antes da obra, mas também locais reservados e sinalizados para a gastronomia popular e rápida, artesanatos e música”, informou.

Participaram da reunião os titulares das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Deivison Alves, e de Economia (Secon), Apolônio Brasileiro; do Banco do Povo, Georgina Galvão; do Codem, Lélio Costa; e do Cerimonial do Gabinete da Prefeitura, os quais debateram a organização do evento.

Selo Unesco de Gastronomia
Com a inauguração no próximo dia 25, o Boulevard da Gastronomia será uma opção de lazer em Belém e também vai fomentar o turismo gastronômico na capital, já que a mesma possui o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2015, e reiterado em 2020. O selo de Cidade Criativa é renovado a cada quatro anos.

O novo espaço de Belém está localizado na área do Boulevard Castilho França, ao lado da praça Magalhães Barata, entre a avenida Presidente Vargas e a travessa Frutuoso Guimarães.

Willys Lins