Prefeitura de Belém faz mutirão de limpeza e manutenção nos cemitérios Santa Izabel e São Jorge

Desde a manhã da última segunda-feira, 1º, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), iniciou um intenso mutirão para a limpeza e cuidado nos cemitérios Santa Izabel e São Jorge, nos bairros Guamá e Marambaia, respectivamente.

A operação deve ocorrer por aproximadamente 45 dias, de acordo com a diretora de Necrópoles (Dane) da Seurb, Tatiana Mendes. “Já realizamos regularmente o cuidado com os cemitérios administrados pela Seurb, mas esse mutirão terá um reforço nas equipes, intensificando ainda mais esses serviços”, informou a diretora.

Iluminação

Quanto à manutenção regular dos cemitérios, semanalmente as equipes atuam na capinação, roçagem, retiradas de lixo e entulho das alamedas e no entorno das sepulturas. O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, também esclareceu que a manutenção da iluminação pública dos locais é feita por meio do Departamento de Iluminação Pública (DIP).

Tatiane Mendes explicou que o público dos dois cemitérios é expressivo durante todo o ano. “São aproximadamente 80 mil visitantes no Santa Izabel e 40 mil no São Jorge, assim como os diversos atendimentos que fazemos diariamente, seja nos locais ou mesmo na sede da Seurb”.

Ela reforçou que a Secretaria de Urbanismo é responsável pela administração dos dois cemitérios, São Jorge (Marambaia) e Santa Izabel (Guamá), e realiza outros serviços, como a transferência de titularidade, feitas na Secretaria, e a localização de sepulturas, feitas diretamente nos cemitérios.

Esses atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h nos cemitérios e de 8h às 13h na Seurb, localizada na Av. José Malcher, 1622. Para mais informações, a população pode entrar em contato diretamente com a Diretoria de Necrópoles pelo telefone (91) 3251-4472.

Sarah Carneiro