Prefeitura de Belém participa do Simpósio Internacional de Iluminação Pública e Cidades Inteligentes, na Bahia

As iniciativas da gestão municipal em busca de novas alternativas para modernizar o parque de iluminação pública de Belém são reforçadas por ações de atualização sobre os avanços e inovações no setor em âmbito nacional e mundial, como a participação da Prefeitura de Belém Simpósio Internacional de Iluminação Pública, Energias Renováveis e Cidades Inteligentes (SIIPE 2024), que está sendo realizado em Salvador, na Bahia.

O SIIPE é considerado o maior encontro de iluminação pública das regiões Norte e Nordeste. O evento reúne urbanistas, designers de iluminação e também prefeitos, secretários e gestores de obras públicas do país, promovendo o debate de diversos assuntos relacionados ao crescimento das cidades, inovações nas áreas de iluminação pública, energias renováveis, tecnologias, conectividade e  sensibilidades ambientais.

A Prefeitura de Belém é representada no evento pelo diretor do departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Félix Negrão. Dentre os temas em foco são destaques os sistemas de gestão, normatização, tecnologias modernas e eficientes e o meio ambiente, por trazerem mais debates, recursos e alternativas para as questões de emergência climática, modernização das cidades e sustentabilidade para levar mais qualidade de vida à população.

Avanços e modernização

Belém avança na modernização da iluminação pública para reduzir as emergências climáticas que impactam as grandes cidades. Investir em inovações tecnológicas e sustentáveis é uma prioridade da atual gestão municipal, como destaca o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves. “ O prefeito está empenhado na modernização do sistema de iluminação pública da capital e através do Programa de LED, mais de 65 mil lâmpadas já foram trocadas, beneficiando diversos bairros e comunidades. A meta é substituir todas as lâmpadas convencionais de Belém por LED até o final deste semestre”, afirma o secretário.

Para o titular da Seurb, a participação de Belém no SIIPE é mais uma oportunidade  de aprendizado e troca de experiências. “Neste Simpósio está sendo abordado tudo o que há de mais moderno na área de iluminação pública e estamos presentes para aprender com os principais nomes do ramo e poder colocar em prática aqui na nossa diretoria de Iluminação Pública”, enfatiza Deivison Alves.

O diretor do DIP reforça a importância dos temas abordados no simpósio. “Além da questão tecnológica,estamos discutindo questões normativas, questões econômicas e o futuro das cidades através do escopo da iluminação pública,procurando novas soluções que se encaixam em uma era de cidades mais inteligentes e sustentáveis”, explica Félix Negrão, acrescentando que participar de eventos que mostrem novas maneiras, tecnologias e soluções para a preservação ambiental através da iluminação pública é um passo importante para Belém atingir uma eficiência energética mais limpa, principalmente no momento em que a capital paraense se prepara para ser a sede da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em 2025.

Sarah Carneiro