Moradores da Sacramenta celebram a reinauguração da praça do Jaú

Moradores da Sacramenta celebram a reinauguração da praça do Jaú

Os moradores do bairro do Sacramenta celebraram na noite deste sábado, 23, a entrega da praça do Jaú, após reforma geral realizada pela Prefeitura de Belém. Troca de equipamentos do parque infantil e a construção de uma quadra de areia e caramanchões, novo paisagismo, manutenção dos bancos e calçamento público, implantação de lixeiras e instalação de 30 postes de fibra com luminárias decorativas e um poste metálico com três projetores na quadra foram os serviços realizados na praça pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). 

“Essa praça é resultado da participação popular. Então, é um dia que precisava sim ser comemorado com festa, porque é a praça do Jaú ficou lindíssima para dignificar não só a vida dos moradores do bairro, mas dos que vivem nos bairros da Sacramenta. Aqui é um espaço de economia popular, cultura, lazer e de segurança”, declarou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ao reinaugurar o espaço. 

“Agora a nossa praça está bem iluminada, limpa e bonita. Isso melhora muito o movimento aqui e também a nossa venda”, disse entusiasmada a comerciante Eliana Araújo, que já trabalha na praça há 30 anos com a venda de alimentos. 

Tá Selado – A reforma da praça do Jaú, que durou dois meses e está orçada em R$: 924.423,96, é uma demanda atendida pelo programa de Participação Cidadã da Prefeitura de Belém, o Tá Selado, que atende as necessidades prioritárias de cada bairro da cidade, apresentada pelos próprios moradores. 

A dona de casa Luciane Cardoso mora no bairro da Sacramenta há 45 anos e comentou que a praça do Jaú merecia essa reforma por tudo que representa para o bairro. “Essa praça sempre foi muito visitada pelas famílias e por muito tempo ficou abandonada. Com essa reforma, esse nosso espaço ressuscitou. Espero que nós, moradores da Sacramenta, saibamos cuidar e preservar ela assim, toda bonita”, disse Luciane. 

Espaço de cultura 

A praça do Jaú tem como particularidade, além de ser um espaço de lazer e comércio para os moradores dos bairros da Sacramenta, Barreiro e Telégrafo, as manifestações artísticas e culturais muito presentes no local. Grupos culturais costumam usar o espaço para ensaios e apresentações, como é o caso da quadrilha junina Roceiros da Amizade, que ensaia na praça há mais de 13 anos. 

A estudante Rhanna Borges, de 16 anos, dança na quadrilha Roceiros da Amizade e afirma que, “agora, com a praça bem iluminada, fica mais fácil ensaiar. A nossa praça ficou linda e assim iremos manter”. 

Texto:

Fabricio Lopes