Prefeitura de Belém inicia obra de manutenção e implantação de novo flutuante no Porto Pelé, em Mosqueiro

A Prefeitura de Belém, por meio do Departamento de Obras Civis (Deoc) da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), iniciou, esta semana, a obra de implantação e manutenção do Porto Pelé, no distrito de Mosqueiro.

De acordo com o engenheiro do Deoc e fiscal da obra, Marco Bessa, a gestão municipal investiu R$ 700 mil reais para executar os serviços de implantação de novos flutuante, com 7 metros de comprimento e 3,5 metros de largura, passarela e guarda-corpo, ambos com estrutura metálica, e ainda a revitalização da área de embarque.

“Eu acho importante a gente reforçar que a passarela e o flutuante serão cobertos, trazendo assim, mais segurança, conforto e qualidade de vida para os passageiros que embarcam e desembarcam no Porto”, explicou o fiscal.

Movimentação intensa

Segundo a comunidade que vive no entorno do porto, a movimentação no local é intensa, de dia e à noite, porque diversas comunidades, vilas ribeirinhas e quilombolas usam o Porto Pelé para descarregar suas mercadorias e produções, como peixe, camarão, tucupi e frutas.

Morando próximo ao porto há mais de 9 anos, Alexandre Barbosa disse que a obra será benéfica para toda a comunidade mosqueirense, porque “tudo sobe por aqui, tudo que vai pras mesas das pessoas que vêm de Belém, nas férias, carnaval, virada de ano, tudo sobe por aqui. Tem os alunos, senhores idosos, a comunidade quilombola. Aqui o fluxo de embarcação é direto”, comentou Alexandre.

A população de Mosqueiro levou o pedido à Agência Distrital, que enfatizou a demanda da comunidade sobre a importância do porto para o dia a dia de todos que moram no distrito. Os serviços que serão executados no Porto Pelé têm previsão para conclusão em 90 dias.

O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, informou que o flutuante Porto Pelé, em Mosqueiro, estava totalmente impossibilitado de ser utilizado. “Foram anos de abandono e agora a obra já começou. Os serviços estão acelerados e o mais breve possível o prefeito irá realizar a inauguração do Porto Pelé. O local também ganhará uma nova iluminação pública de LED, que contemplará toda a extensão do espaço”, explicou.

Sarah Carneiro