Mais de 30 mil pontos de LED já instalados agilizam a modernização da iluminação pública em Belém

A  modernização da iluminação pública em Belém segue avançando e beneficiando os diversos bairros da capital e distritos. A média de instalação diária de pontos de LED nos últimos três meses, foi de 220 por dia. A Prefeitura de Belém já concluiu a instalação de mais de 30 mil modernas luminárias na cidade, num trabalho executado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), por meio do Departamento de Iluminação Pública (DIP).

Para Jorge Rocha, morador da rua da União, no bairro do Marco,  a nova iluminação  é motivo de satisfação. “Égua. Ficou muito bom aqui. Ficou uma maravilha mesmo”, afirma. Já no distrito de Outeiro, a comerciante Sandra Sousa diz que a iluminação estava muito precária na ilha, e que para os comerciantes que trabalham de manhã até a noite, o LED chegou pra agregar.

LED em toda Belém

De acordo com o diretor do DIP, Félix Negrão, a modernização da iluminação pública ocorre de forma gradual, mas está bem avançada. “Nós estamos conseguindo avançar na modernização da iluminação pública em um ritmo muito bom. A previsão inicial era modernizar 100% das vias até o final de 2024, mas nesse ritmo, onde já fizemos mais de 30 mil pontos e tivemos um aumento de escala nos últimos meses, acreditamos que até julho vamos alcançar a marca de 100%”, completou.

Avenidas, ruas, travessas e rodovias que têm grande importância no dia a dia da população, já estão com a modernização bem avançada. Entre elas a Arthur Bernardes, Visconde de Inhaúma, Duque de Caxias, Júlio César, Dr. Freitas, Pedro Álvares Cabral, Marquês de Herval, Cipriano Santos, Celso Malcher, Roberto Camelier, Fernando Guilhon, Pedro Miranda, Mário Covas, Estrada da Ceasa, Perimetral, Mangueirão e Rua da Marinha, entre outras.

“Com o avanço da instalação dos LEDs, foi possível  chegar à marca de mais de 30 mil pontos até o momento, e estamos todos os dias trabalhando para que mais e mais ruas, independente do bairro ou distrito, tenha acesso a essa iluminação pública moderna e mais eficiente. Já conseguimos chegar em vários bairros e distritos de Belém: Pedreira, Terra Firme, Tapanã, Parque Verde, Mangueirão, Marambaia, Outeiro e Mosqueiro, por exemplo”, destaca Félix Negrão.

O titular da secretaria de Urbanismo, Deivison Alves, reforça que a iluminação pública de qualidade é uma prioridade da atual gestão municipal, por isso a modernização das luminárias para as de LED avança rapidamente por diversas ruas de Belém. “Ao todo, nas grandes vias, já foram instalados 5.432 novos pontos de LED, que estão beneficiando diariamente milhares de famílias e comerciantes com mais visibilidade, caminhabilidade, segurança e lazer para todos”, conclui o secretário municipal de Urbanismo.

Canais de atendimento

A população dispõe de vários canais de atendimento para serviços e solicitações acerca da iluminação pública. Para solicitações on-line de serviços, é possível entrar em contato com o Departamento de Iluminação Pública por meio do aplicativo Belém Iluminação Pública, disponível para dispositivos Android e IOS, assim como o site Luz de Belém.

Além desses canais, o DIP também recebe ligações na Central de Atendimento 24 horas, por meio do número 0800 042 0971. Para os que preferem o atendimento presencial, é necessário se dirigir à sede da Seurb, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, localizada na Av. Governador José Malcher, n.º 1622, bairro Nazaré.

Sarah Carneiro