Prefeitura realiza manutenção dos cemitérios Santa Izabel e São Jorge para o feriado de Finados

Para o feriado do Dia de Finados, 2 de novembro, a Prefeitura de Belém realiza uma preparação dos cemitérios administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb): São Jorge e Santa Izabel. Por meio da Diretoria de Necrópoles (Dane) da Seurb, os cemitérios recebem capinação, roçagem, retirada de lixos e entulhos das alamedas e no entorno das sepulturas, além de manutenção da iluminação pública dos espaços pelo Departamento de Iluminação Pública (DIP).

A diretora do Dane, Tatiana Mendes, declarou que “neste ano a operação é bem mais intensa, com 45 dias de trabalho reforçado para deixar os espaços preparados para a grande visitação do feriado, sempre resguardando para que as pessoas tenham um local calmo e possam prestar suas homenagens”.

Por ser um período pós-pandemia, ainda segundo a diretora do Dane, a previsão de público é maior, onde muitos familiares vão prestar homenagens aos parentes e amigos amigos falecidos, com o público alcançando 15 mil pessoas no cemitério São Jorge e 30 mil no Santa Izabel.

Outro serviço oferecido à população é o fornecimento antecipado de localização das sepulturas. Para isso, a pessoa pode ir diretamente na administração dos cemitérios, portando os dados da sepultura ou o nome do falecido e data de sepultamento. “Pedimos a colaboração da população em relação à busca dessa informação, para que se tenha mais agilidade em localizá-las”, finalizou a diretora.

Funcionamento
O funcionamento dos cemitérios administrados pela Diretoria de Necrópoles da Seurb, São Jorge (Marambaia) e Santa Izabel (Guamá), no feriado de Finados, será das 7h às 16h. Para garantir a segurança nos cemitérios no feriado, a Seurb vai contar com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

Sarah Carneiro