Organização Pública Municipal fiscaliza e orienta vendedores ambulantes no novo Mangueirão

A Prefeitura de Belém, por meio da Organização Pública da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), marca presença nos dois eventos de teste realizados no último domingo, 26, e nesta quarta-feira, 29, no Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença – Mangueirão.

A operação atua na orientação e auxílio aos vendedores ambulantes e permissionários, que trabalham nos arredores do estádio, já em preparação para a reinauguração do novo Mangueirão, marcada para o dia 9 de abril.

Como funciona a operação

O coordenador da Organização Pública, Rafael Braga, explica que o trabalho começou direcionado para ambulantes do entorno do Mangueirão, onde vários ficavam do lado de fora, obstruindo calçadas e dificultando a passagem de pedestres.

Rafael esclarece que a parceria com os órgãos de segurança pública municipal e estadual conseguiu direcionar esse local no estacionamento, tanto do Lado A, como no Lado B, para que os ambulantes realizem seus trabalhos de vendas mais tranquilos e com mais conforto para os torcedores.

Os dois lados, A e B, agora têm o seu próprio espaço para compra de alimentos e bebidas. É importante lembrar que, de acordo com o Estatuto do Torcedor, a comercialização de bebidas em geral, em garrafas de vidro, está proibida.

Ambulantes aprovam

No segundo evento de teste, que ocorre na noite desta quarta-feira, 29, Maria dos Santos, vendedora ambulante há mais de 30 anos, declarou que “vai melhorar muito boa não só pra mim, como para todos os meus amigos ambulantes. Nós precisávamos desse espaço”.

Jonas Vilar, vice-presidente da Associação dos Ambulantes do Mangueirão, disse que “isso aqui melhorou foi muito, porque agora temos um espaço. Antes os ambulantes ficavam todos espalhados”.

Após transferência de ambulantes para área específica e adequada, o comércio informal será proibido nas ruas e calçadas no entorno do Mangueirão. O novo espaço para vendas é no estacionamento do estádio, mais seguro e preserva o fluxo de veículos e transeuntes dos dois lados do Mangueirão.

“A cada evento, a cada venda, vai ficar melhor para todos nós”, completa Maria dos Santos.

Igor Monteiro