Prefeitura de Belém inicia a instalação do novo flutuante do trapiche de Icoaraci

A instalação do novo flutuante e da passarela de embarque e desembarque do trapiche de Icoaraci se iniciou na noite desta quarta-feira, 22. A nova estrutura vai facilitar o acesso de moradores e turistas às embarcações que viajam para a ilha de Cotijuba.

Os serviços de instalação do flutuante e da rampa foram iniciados por volta das 19h. Mais de 15 pessoas trabalharam no processo de colocação das estruturas. O acesso ao trapiche foi interditado e a previsão da liberação é para a manhã desta quinta-feira, 23.

Estrutura – O novo flutuante tem 15 metros de comprimento por seis metros de largura. Já a rampa que dá acesso à estrutura tem 20 metros de comprimento por três metros de largura. O secretário municipal de Urbanismo (Seurb), Deivison Alves, acompanhou o serviço e destacou que a prefeitura intensificou os trabalhos para entregar as estruturas instaladas.

“É um trabalho no trapiche de Icoaraci que se refere à instalação da rampa e o novo flutuante do conjunto naval, para atender a travessia para Cotijuba e ilhas, além de Outeiro. Nós antecipamos uma programação, para entregar o novo flutuante e a nova rampa. É uma estrutura bem maior do que estava antes, vai ter um fluxo maior de pessoas e terá mais segurança e acessibilidade, com os taqueamentos bem modernos para atender a situação das enchentes e as marés em seca”, explicou o secretário.

Durante a madrugada – A estrutura do flutuante será fixada por quatro tubos de metal e anexada à rampa de acesso, explicou Paulo Brígido, engenheiro da empresa PB Engenharia, responsável pela instalação. “Vamos trabalhar durante toda a madrugada. A rampa de acesso será arredada, vamos colocar o flutuante, que será fixado com tubos metálicos”, detalhou o engenheiro.

Moradora da ilha de Cotijuba, a comerciante Natália Marques, de 27 anos, passa diariamente pelo flutuante e pela rampa. Para a jovem, a nova estrutura será de grande benefício para moradores e turistas. “Eu tenho uma loja na ilha de Cotijuba e preciso vir a Belém. Esse problema no flutuante prejudicou muita gente. Com esse novo flutuante será melhor, estou vendo que já estão instalando”, comentou.

Entrega – Ainda no mês de junho, a Prefeitura de Belém vai entregar o trapiche de Icoaraci todo revitalizado e com nova cabine de compra de passagem. Já à ilha de Cotiijuba será entregue uma estrutura com dois flutuantes. Eles serão ligados por duas passarelas metálicas, uma de 12 metros de cumprimento por três de largura, que fará a ligação entre as estruturas dos dois flutuantes, e outra de 20 metros de cumprimento por três de largura, que vai ligar os flutuantes ao trapiche.

Victor Miranda