Prefeitura intensifica ações para combater poluição visual na capital

Uma ação intensa vem sendo feita pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), para remover propagandas irregulares instaladas em ruas e avenidas da cidade.

O objetivo é combater a poluição visual, melhorar os aspectos urbanísticos e paisagísticos da capital, desobstruir as calçadas para o livre acesso no trânsito dos pedestres e promover segurança para os transeuntes.

Quem agradece é a pensionista Maria Lúcia Cavalcante, de 82 anos, ao transitar tranquilamente pelas calçadas da travessa Padre Eutíquio, próximo ao centro comercial. “Agora estou vendo a Belém pela calçada. A iniciativa é boa, por deixar a cidade mais livre para os pedestres”.

Para Silvio Farias, de 45 anos, que transitava pela avenida Arthur Bernardes, a ação trouxe conforto e segurança. “Agora, a calçada está ótima, porque fica livre para transitarmos em segurança. Tenho acompanhado as ações de ordenamento e a prefeitura está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo”.

Segundo o diretor do Núcleo Setorial do Código de Posturas, Jacintho Campina, a última ação, realizada nesta segunda-feira, 13, o serviço abrangeu as vias da avenida Gentil Bittencourt, avenida Conselheiro Furtado, rua dos Mundurucus e avenida Arthur Bernardes, com orientação e retirada dos wind banner.

O objeto é disposto pelos comerciantes de maneira irregular nas calçadas. É um tipo de bandeira que é presa a uma estrutura de metal, proporcionando que a peça seja vista de longe por inteiro.

“Este é mais um trabalho realizado para transformar Belém em uma cidade mais bonita e limpa, seguindo o plano de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues. As equipes estão diariamente orientando os donos de estabelecimentos para que o wind banner seja colocado o mais próximo possível do imóvel”, informaou Jacintho.

A metragem correta, enfatizou, fica entre 30 e 40 centímetros encostado no imóvel, para não atrapalhar a acessibilidade e não prejudicar o visual da cidade.

Jacinto informou que “muitos comerciantes ocupam calçadas inteiras e até a pista com a instalação de wind banner. Então, não podemos permitir que as pessoas usem as ruas e as calçadas de acordo com aquilo que interessa a elas”.

O Código de Posturas da Prefeitura de Belém trabalha para manter a cidade limpa, sem poluição e mais acessível à população, além de educar as pessoas que se apropriam de um bem público como se fosse particular.

“Precisamos do apoio da população. Mesmo que seja para divulgar o trabalho, serviço ou produto há outras formas de uso que não deixam a capital suja e feia”, destacou Jacintho, que garantiu continuação serviço de ordenamento, percorrendo todos os bairros da capital e dos distritos.

Toda e qualquer colocação de placas, cartazes, faixas, letreiros e anúncios nos logradouros públicos só tem permanência regular com o aval da Prefeitura de Belém, em consonância com o que está previsto no Código de Posturas do Município de Belém.

Denúncias – As denúncias referentes à violação do Código de Posturas podem ser registradas pelo número (91) 3039-3707 ou via WhatsApp (91) 98418-3491, das 8h às 13h.

Ou formalizar a denúncia na sede do órgão, localizado na avenida Governador José Malcher, nº 1.622, bairro de Nazaré. O denunciante não precisa se identificar, mas faz-se necessário o endereço correto do local para fiscalização.

Igor Monteiro