Prefeitura realiza serviços de manutenção nas praças Felipe Patroni e Dom Pedro II

Vários serviços de manutenção são realizados pela Prefeitura de Belém nas praças Felipe Patroni e Dom Pedro II, localizadas no entorno do Palácio Antônio Lemos. Os dois espaços recebem limpeza geral, instalação de lixeiras, manutenção do calçamento público de pedra portuguesa, assim como modernização e manutenção da iluminação pública de LED.

A execução dos serviços estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), segundo o titular da Seurb, Deivison Alves, outros órgãos municipais estão envolvidas nos trabalhos que estão ao redor do prédio histórico, que será entregue à capital paraense no dia dia do aniversário de Belém, próximo 12 de janeiro.

“As equipes da Seurb estão desde a semana passada no mutirão de limpeza das praças, que ficam no entorno do Antônio Lemos, fazendo manutenção das pedras portuguesas e instalação de lixeiras. Além do Palácio, a Seurb vai entregar, ainda em janeiro, o Complexo do Jurunas e o Restaurante Popular”, disse Deivison. “Com esse trabalho para entregar o Palácio, a expectativa é resgatar a visitação nessa parte de Belém, iniciado desde 2021, quando houve a entrega da praça Dom Pedro II já toda modernizada com iluminação de LED”, completou.

A arquiteta do Departamento de Obras Civis (Deoc) da Seurb, Márcia Gomes, informou que “reparar as calçadas de pedra portuguesa, além de melhorar o ir e vir da população, acaba resgatando parte da nossa história”. Segundo ela, a operação de manutenção e reparação das calçadas de pedra portuguesa ocorre em diversos pontos da cidade, como no Complexo Turístico Ver-O-Rio, avenidas Presidente Vargas e Nazaré, um serviço que será estendido a outros locais de Belém que precisam de recuperação do calçamento, entre eles, Bosque Rodrigues Alves e Museu Emílio Goeldi.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública (DIP), Félix Negrão, informou que, além da recuperação da calçada, a praça Felipe Patroni recebeu a modernização da iluminação pública para LED. Ele comentou, ainda, que foi feito o serviço de modernização das luminárias da Felipe Patroni e manutenção dos LEDs da praça Dom Pedro II – instalados desde 2021 – e em toda a iluminação ao redor do Palácio, para deixar o ambiente mais iluminado e atrativo aos visitantes.

Sarah Carneiro