Seurb conclui 95% das obras de reforma da orla de Icoaraci

Localizada de frente para a Baía do Guajará, a orla de Icoaraci proporciona belíssimos espetáculos ao nascer e ao pôr do sol. Espetáculos que o paraibano Orlando Paixão acompanha há três décadas entre uma pedalada e outra ao longo da orla. “Faz 30 anos que eu vim a trabalho pra Icoaraci. Me apaixonei e decidi me mudar pra cá. A qualidade de vida aqui é incomparável. Agora então com a reforma da orla melhorou muito, dá pra vir à noite com a família, muito bom mesmo”, comemora o motorista de 60 anos de idade. A reforma da orla, mirante e anfiteatro de Icoaraci é o presente que a Prefeitura de Belém prepara para o aniversário do distrito, que completa 152 no próximo mês de outubro.

Quem também festeja o bom andamento das obras de reformas da orla, do anfiteatro e do mirante de Icoaraci é o vendedor de água de coco, Jorge Valdeci dos Santos, que há 32 anos é permissionário na orla. “Olha, isso estava muito feio. Fazia uns vinte anos que ninguém mexia nessa orla. Estava tudo caindo. Uma vergonha. Mas agora, só alegria e orgulho. Nossa Vila Sorriso sorrindo novamente, os turistas voltando, as famílias passeando, tudo iluminado. Graças a Deus e ao nosso prefeito”, declarou o vendedor.

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), através da diretoria de Obras Civis, já concluiu 95% das obras neste que é um dos pontos turísticos e de lazer mais procurados de Belém. “A obra está dentro do prazo. Iniciamos no dia 18 de maio de 2020 e vamos entregar em outubro, no dia do aniversário de Icoaraci. Dia 8 de outubro o prefeito Edmilson entregará diversas obras aqui no distrito. Nossa preocupação é com a qualidade do serviço. Temos certeza que vamos cumprir os prazos e entregar uma obra que vai atender aos anseios da população”, afirma o diretor de Obras da Seurb, Edilberto Abreu.

São 670 metros de orla que estão sendo totalmente reconstruídos. A obra consiste em dar sustentação com reforço estrutural no muro de arrimo, reformar a passarela inferior que dá acesso à praia e ao anfiteatro, substituição da lona com proteção antichamas e raios ultravioletas. Além da reconstrução de todo calçamento e do guarda-corpo do espaço do mirante na orla de Icoaraci, que é acompanhada de perto pela Seurb em todos os detalhes. “O calçamento de tijolinho de cerâmica, por exemplo, tem que ser cuidadosamente ajustado. A cerâmica exige cuidada e escolhemos a cerâmica porque tem tudo a ver com Icoaraci e vai valorizar ainda mais a beleza da orla”, ressalta Marco Bessa, engenheiro da Seurb que é o fiscal da obra.

A expectativa da secretaria é entregar a orla totalmente pronta até outubro, inclusive com uma moderna iluminação em led. “Vamos entregar a orla de Icoaraci toda revigorada e pronta para receber os turistas e seus moradores que não dispensam um por do sol regado a água de coco com aquele vento bom que só quem já foi por lá sabe como é”, afirmou o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Texto: Cristina Nascimento