A noite desta quinta-feira, 11, foi marcada pela homenagem da Prefeitura de Belém aos trabalhadores que atuaram na restauração do Palácio Antônio Lemos. A cerimônia antecede a entrega do prédio histórico pela gestão municipal, marcada para o dia do aniversário da capital paraense, nesta sexta, 12.
A homenagem foi realizada em uma sala ampla do palácio. Os trabalhadores que atuaram no restauro do Antônio Lemos receberam uma placa com a imagem do prédio. Foram homenageados os 80 profisionais que atuaram no trabalho de restauração do prédio histórico, tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Tradição – O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, liderou a homenagem e entregou as placas aos trabalhadores. Ele destacou a importância do palácio para o executivo municipal. “Recuperar essa tradição para nós belenenses é fundamental. Um esforço coletivo nosso. Esse Palacete Azul, como também é conhecido, é a casa do executivo municipal.O trabalho de restauro é altamente qualificado. Aqui continuará sendo a sede administrativa da Prefeitura”, informou.
Trabalhadores emocionados
Durante nove meses, o trabalhador Antônio Conceição, de 50 anos, atuou na parte de carpintaria durante o período das obras do palácio. “Trabalhar aqui nesse prédio, que é histórico, é muito gratificante. E é maravilhoso ter a oportunidade de mostrar um pouquinho da nossa profissão e ter o reconhecimento pelo esforço que a gente tem dado aqui”, agradeceu o carpinteiro.
Estagiando na área de segurança do trabalho, Gabrielle Freire, de 22 anos, comemorou a homenagem e se emocionou ao ver o novo prédio. “Foi meu primeiro estágio aqui. Foi um aprendizado muito grande, realmente. É um misto de emoções, porque quando eu cheguei ainda estava bastante crua a obra e só com algumas artes. E aí, hoje a gente chega e vê todo pronto, a beleza das artes é muito linda”, afirmou Gabrielle.
A obra de restauro do Palácio Antônio Lemos durou cerca de 18 meses e custou R$ 26 milhões. o espaço recebeu inúmeros serviços de restauro e recuperação, assim como a modernização dos sistemas de segurança, elétrico e contra incêndios.