Canal do Tucunduba recebe iluminação pública moderna e mais eficiente implantada pela Prefeitura de Belém

Canal do Tucunduba recebe iluminação pública moderna e mais eficiente implantada pela Prefeitura de Belém

A Prefeitura de Belém iniciou a implantação do sistema de iluminação pública na área do canal do Tucunduba, no trecho entre as travessas Vileta e Timbó, no bairro do Marco. No total, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) realiza a instalação de 36 novos pontos de iluminação em LED, que garantem mais segurança e melhor claridade para os moradores da região.

O serviço consiste na implantação do sistema de iluminação em alguns trechos do canal que não estavam iluminados. Além da instalação dos postes e luminárias em LED, será realizado o lançamento de 562 metros de rede para alimentar as luminárias. A previsão é de que a obra seja concluída até o dia 20 de Março.

“À medida que o Governo do Estado avança com as obras de macrodrenagem do Canal do Tucunduba, a Prefeitura de Belém avança com os serviços de iluminação pública. Foi assim na primeira e segunda fases da obra e está sendo assim também nesta terceira fase, com a interligação dos canais da União e da Timbó’’, detalha o diretor do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Seurb, Félix Negrão. 

Segurança para os moradores

A iluminação vai proporcionar mais beleza, segurança e conforto para quem transita pelo canal do Tucunduba e bairros arredores. A expectativa da população da área é alta, pois o trecho em que o serviço está sendo realizado estava totalmente e sem iluminação.

Um comerciante Jorge Rocha possui uma banca de lanches na Rua da União, bem de esquina com o canal: ‘’Moro aqui há mais de 20 anos e estamos vendo muitas melhorias nos últimos anos aqui nesse canal. Pelo que estou vendo, a iluminação vai ficar ótima, já começaram a instalar os postes e com certeza vai melhorar muito a vida de todos aqui’’, afirma o morador. 

Já a auxiliar de cozinha Kátia Fonseca conta que a iluminação precária trazia vários riscos para os moradores. ‘’O benefício da iluminação pública é principalmente a segurança para as pessoas que transitam à noite por aqui. Tenho uma vizinha que já caiu e se acidentou porque estava muito escuro. Além da questão dos assaltos, pois os veículos passam com o farol apagado e a gente nem consegue ver. Eu mesma quase já fui atropelada de noite enquanto estava passeando com a minha cachorrinha. Então, estamos muito felizes com essa nova iluminação que está sendo instalada’’, relatou Kátia. 

Modernização por toda Belém 

A Prefeitura segue com o compromisso de modernizar todo o parque de iluminação pública dos bairros e distritos. “Atualmente, estamos com equipes trabalhando na modernização da iluminação pública na rodovia Arthur Bernardes (trecho do Aeroporto até a entrada do Distrito de Icoaraci), nos residenciais Maracacuera I e II, em Icoaraci e em breve vamos iniciar nos bairros da Pedreira, Jurunas, Tapanã e Parque Verde”, informou o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Texto:

Talissa Fernandes