Cemitérios municipais estão prontos para o Dia de Finados

Um grande número de pessoas deve passar pelos cemitérios de Belém na próxima terça-feira,2, Dia de Finados. A data concentra o maior contingente de visitantes nesses locais. Nos dois cemitérios públicos administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Santa Izabel, no Guamá e São Jorge, na Marambaia, são aguardadas cerca de 65 mil pessoas.

Um esquema especial de limpeza foi executado com serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo nas alamedas e arredores de sepulturas. Desde o início de setembro, mais de 60 agentes de limpeza atuaram na manutenção dos espaços para garantir a tranquilidade dos visitantes que vão prestar homenagens aos seus entes queridos.

A aposentada Filomena da Paz, 63, esteve no cemitério Santa Izabel para verificar a situação dos túmulos da família. “É muito importante esse cuidado da atual gestão com os cemitérios, temos que ter esse cuidado com as nossas sepulturas também. Venho todo ano um dia antes do Dia dos Finados porque no dia mesmo é muita gente, faço minhas preces e no dia eu venho para a missa”, disse.

Mutirão No cemitério Santa Izabel e São Jorge, as capelas foram revitalizadas e foram instaladas novas placas de identificação nas alamedas com o objetivo de facilitar o acesso dos visitantes. No São Jorge, no bairro da Marambaia, em abril foi realizada uma obra extensa nos muros da fachada e da lateral.

As partes quebradas foram substituídas e ganharam reforço. Além disso, foi construída uma nova estrutura para segurar o muro. Foram instaladas grades e feita uma nova pintura.

A Seurb também reforçou a manutenção da iluminação pública nas principais ruas de acesso, nos arredores e no interior dos cemitérios. “É muito importante esse momento, porque eles merecem nossa atenção. Foram pessoas muito humanas, não podemos esquecê-las. Fico feliz em ver que a nova administração do cemitério vem realizando melhorias desde o início do ano”, afirmou a empresária Cintia Puget.

O diretor do Departamento de Necrópoles da Seurb, Lucas Farias, afirma que a preocupação da atual gestão com a manutenção dos cemitérios é constante. “Agora, em se tratando de datas importantes, a exemplo do Dia de Finados, procuramos agir com prioridade, pensando nas pessoas que por tradição fazem visitas neste dia”.

Ordenamento

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) estará a partir desta sexta-feira, 29, atuando com serviços de orientação aos permissionários do órgão que atuam regularmente em frente aos cemitérios de Belém com a comercialização de flores e velas. Já no dia 02, haverá ação de ordenamento e fiscalização da Secon também do comércio informal de lanches, água mineral e demais atividades que possam surgir nas proximidades.

O horário de fiscalização da Secretaria de Economia no dia 02, será de 6h às 18h, nos Cemitérios Santa Izabel e São Jorge. Segundo o secretário de Economia, Apolônio Brasileiro, “a intenção do órgão é garantir a renda dos trabalhadores informais sem que isso prejudique o livre acesso das pessoas que estarão transitando nesse período de grande fluxo nos cemitérios públicos de Belém”.

Organização Pública

A Organização Pública, da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), estará presente, na segunda-feira, 1, e na terça-feira,2, fazendo o trabalho de fiscalização e orientação na frente dos cemitérios Santa Izabel e São Jorge. As abordagens da ação serão de orientação ao público e permissionários de barracas localizadas na entrada dos cemitérios.

Por esse motivo, haverá verificação de documentos e informações sobre os cuidados para se evitar a transmissão da covid-19. “A estratégia adotada pela prefeitura é a abordagem e orientação. Estamos fazendo a nossa parte, mas a população precisa colaborar seguindo os protocolos dispostos no decreto”, afirma o coordenador da Organização Pública, Rafael Braga.

Segurança

A Guarda Municipal estará presente, na segunda-feira, 1, e na terça-feira, 2, fazendo a segurança dos cemitérios Santa Izabel e São Jorge. Os agentes realizarão rondas a pé, por viaturas e motocicletas.

Trânsito

Para garantir o fluxo de trânsito e segurança aos pedestres, na terça-feira, 2, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) atuará no ordenamento de trânsito no entorno do cemitérios Santa Izabel e São Jorge.

Cuidados

Para prestar homenagem ao ente querido será necessário seguir todas as medidas de proteção contra a covid-19, tais como a utilização obrigatória de máscara, álcool em gel e o distanciamento social. Durante as missas será obrigatório um distanciamento mínimo entre as pessoas.

O secretário de Urbanismo, Deivison Alves, alerta que as pessoas que vão aos cemitérios devem manter as medidas de segurança para evitar nova onda de contágio da covid-19. “A pandemia ainda não acabou, então, as pessoas podem fazer suas homenagens aos entes queridos já falecidos, mas com toda a segurança possível, fazendo uso da máscara de proteção, álcool em gel, e distanciamento social. Não é prudente aglomerar. Pedimos para que as famílias antecipem as visitas a partir desta sexta-feira, 29”, pontuou.

Serviço:

Horários de visitação Sexta-feira, 29/10, das 8h às 17h Sábado, 30/10, das 8h às 13h Domingo, 31/10, das 8h às 13h Segunda-feira, 01/11, das 8h às 17h Terça-feira.

Dia de Finados – 02/11, das 7h às 16h. Horários de missas nos cemitérios Cemitério Santa Izabel – 8h Cemitério São Jorge – 7h e 12h.

Igor Monteiro